Postado em 31 de Agosto de 2023 às 13h48

Autocuidado feminino é foco do Programa Saúde da Mulher Rural em Balneário Arroio do Silva

Palestras educativas e orientações foram oferecidas a cerca de 185 mulheres rurais (Foto: divulgação Sistema Faesc/Senar).

Os cuidados com a saúde da mulher são fundamentais para garantir bem-estar, qualidade de vida e prevenção de doenças. Uma abordagem abrangente que inclui exames regulares, estilo de vida saudável e atenção aos aspectos físicos e emocionais é crucial para assegurar que elas possam desfrutar de uma vida plena e produtiva.
Foi com esse objetivo, de estimular o autocuidado feminino, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promoveu, recentemente, o Programa Saúde da Mulher Rural no município de Balneário Arroio do Silva. O evento contou com o apoio do Sindicato Rural de Araranguá e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Palestras educativas e orientações foram oferecidas a cerca de 185 mulheres rurais. O programa não apenas promoveu conscientização, mas também ofereceu serviços médicos e de bem-estar essenciais. Entre os destaques, foram realizados 221 exames Papanicolau, além de testes rápidos e verificações de sinais vitais. A ação incentivou o autocuidado por meio de procedimentos e informações que fomentam a saúde e a qualidade de vida.
O prefeito Evandro Scaini e sua esposa Diana, o presidente do Sindicato Rural, Rogério Pessi, a supervisora Regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, a secretária do Sindicato Maria Terezinha Bortolato e o secretário de Saúde, Rogério Ferreira da Costa Junior, prestigiaram o evento.
“Obrigado ao Senar/SC e ao Sindicato Rural de Araranguá pela presença em Balneário Arroio do Silva e pela ação realizada. O evento foi acolhedor, informativo e focado na saúde e bem-estar das mulheres; o resultado foi observado na expressão de quem marcou presença: foi sucesso”, frisou o secretário de saúde.
As palestras abordaram, ainda, temas fundamentais para a saúde feminina. A prestadora de Serviço do SENAR SC, Maricélia Palavro falou sobre questões envolvendo pressão arterial e qualidade de vida, enquanto a psicóloga Fabiana Pereira da secretaria de saúde do município explorou o tema saúde mental. A aula de zumba proporcionou às mulheres uma combinação de exercício e diversão.
Além disso, 151 exames Papanicolau foram realizados, complementados por uma variedade de serviços no espaço de beleza, incluindo manicure, maquiagem e cabelo. O Instituto Mix também marcou presença no evento.
De acordo com a supervisora regional do Senar/SC, o evento foi extremamente positivo. "Foi de suma importância, pois muitas mulheres que estavam com seus exames atrasados tiveram oportunidade de se atualizar. Foi uma importante ação com foco na prevenção, educação e interação. Muitas vidas são salvas através deste evento, com encaminhamentos para tratamento conforme necessidade e orientações”, comentou.
A técnica do Senar/SC, responsável pelo Programa Saúde da Mulher, Gisele Kraieski Knabben, enfatizou a importância do programa, destacando sua contribuição para a melhoria da saúde e qualidade de vida das mulheres rurais. “É uma iniciativa que transforma as vidas de muitas mulheres”, afirma.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, reforçou a importância da conscientização feminina sobre a realização de consultas regulares e exames de rotina para que tenham qualidade de vida e, consequentemente, mantenham a produtividade de suas propriedades.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo, o diagnóstico precoce é fundamental. Segundo ele, por meio do programa, é possível avaliar o estado de saúde das mulheres e, quando necessário, encaminhar o quanto antes para tratamento adequado. “É uma ação que contribui para a adoção de um estilo de vida mais saudável."
O Programa Saúde da Mulher Rural continua a ser um marco na promoção da saúde e do bem-estar das mulheres rurais, destacando a importância de cuidados regulares e preventivos. A iniciativa reflete o compromisso conjunto do Senar/SC, Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura em fornecer serviços abrangentes que impactam positivamente a comunidade.

A ação se comprometeu a incentivar o autocuidado por meio de procedimentos e informações que fomentam a saúde e a qualidade de vida (Foto: divulgação Sistema Faesc/Senar).

Lideranças destacaram a importância da ação (Foto: divulgação Sistema Faesc/Senar).

Veja também

Sicredi repassa mais de R$ 200 mil a entidades pela Campanha Juntos pela Comunidade03/10/22   A Sicredi Região da Produção RS/SC/MG realizou na última semana o repasse de recursos referentes ao segundo semestre de 2022 da Campanha Juntos pela Comunidade. Nesta fase, foram pagos R$ 205.874,81 para 141 entidades indicadas pelos associados da instituição financeira cooperativa no momento em que aplicaram seu dinheiro na cooperativa. A Campanha Juntos pela......

Voltar para (Blog)