Postado em 11 de Agosto de 2021 às 19h19

13º SBSS: estratégias nutricionais eficientes podem ser uma alternativa ao uso de antibióticos

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
O uso de estratégias de nutrição para diminuir o impacto dos antibióticos na suinocultura foi tema da palestra do zootecnista e PhD em produção de suínos, Vinícius Cantarelli, nesta quarta-feira (11), no 13º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS). O debate integrou o painel de antimicrobianos do evento.
O assunto está cada vez mais presente nas discussões do setor e é considerado de suma importância. Tratada dentro do conceito One Health – no português saúde única, que visa à integração entre a saúde humana, a saúde animal e o ambiente –, a redução do uso de antibióticos é uma preocupação mundial. Os consumidores de proteína animal também estão cada vez mais criteriosos. Além do bem-estar animal, uma produção livre de antibióticos é uma exigência crescente.
Cantarelli ressaltou que o sistema imunológico dos animais está diretamente conectado ao trato digestório. Nutrição e sanidade andam juntas e pesquisas apresentadas pelo zootecnista mostram resultados positivos no uso de aditivos para a redução dos antibióticos. 
Um dos experimentos aplicados tanto na creche como na terminação de suínos apresentou, por exemplo, que o uso de soluções naturais, como óleos essenciais e leveduras, em alternativa aos antibióticos, tiveram uma resposta no que se refere à integridade da barreira intestinal e no consumo de ração. Com combinações específicas, as pesquisas mostraram melhora da integridade intestinal e fortalecimento das defesas naturais dos animais usando esses aditivos. 
“Derivados de levedura e óleos essenciais em substituição parcial aos protocolos de antibióticos não reduzem o desempenho de crescimento, portanto podem substituir os antimicrobianos promotores de crescimento e diminuir o uso de antibióticos profiláticos na ração de suínos em crescimento e terminação”, afirmou Cantarelli.
O pesquisador também pontuou que os experimentos com os aditivos alternativos levaram ao aumento da diversidade microbiana, fator que reduz a suscetibilidade dos suínos a doenças intestinais. Por outro lado, a overdose de antibióticos não melhorou o desempenho do crescimento e reduziu a diversidade microbiana, tornando esse um protocolo preventivo ineficiente. 
“Nenhum aditivo sozinho resolverá o problema da resistência aos antibióticos, mas a construção de programas estratégicos destes aditivos parece ser o melhor caminho”, finalizou Cantarelli.
12ª BRASIL SUL PIG FAIR
Em torno de 60 empresas de tecnologia, sanidade, nutrição, genética, aditivos e equipamentos para suinocultura participam da 12ª Brasil Sul Pig Fair, que acontece em paralelo ao 13º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS). Os eventos, promovidos pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), começaram nesta terça (10) e vão até quinta-feira (12).
APOIO
O 13º SBSS tem apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de SC (CRMV/SC), da Embrapa, da Prefeitura de Chapecó, da Unochapecó e da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc).
 
PROGRAMAÇÃO DO 13º SIMPÓSIO BRASIL SUL DE SUINOCULTURA 2021
 
Data 12/08/2021
13h30 às 13h35 - Painel Nutrição
13h35 às 14h15 - Nutrição de precisão: em busca da máxima eficiência.
Palestrante: Mário Penz
14h15 às 14h35 - Discussão
14h40 às 15h20 - Visão estratégica de ingredientes nutricionais (mercado internacional e impacto interno).
Palestrante: Uislei Orlando
15h20 às 15h40 - Discussão
15h40 às 15h55 - Intervalo
 
15h55 às 16h - Painel Sanidade
16h às 16h40 - O que não vemos: micotoxinas e suas interações (vacinas, performance, CDRS, desafios entéricos).
Palestrante: Paulo Dilkin
16h40 às 17h - Discussão
17h05 às 17h45 - Papel dos agentes primários e secundários no Complexo de Doença Respiratória dos Suínos e suas interações (foco em Influenza, Mh e APP).
Palestrante: Djane Dallanora
17h45 às 18h05 – Discussão
 
 

Veja também

Voltar para (Blog)