Postado em 29 de Agosto de 2024 às 11h21

Unimed Chapecó forma terceira turma de colaboradores no Curso de Libras

Vinte e dois alunos concluíram o curso na última segunda-feira (26/08)

Conclusão do curso ocorreu na segunda-feira (26/08). (Foto: Comunicação Interna Unimed Chapecó)

Promover uma comunicação eficiente em Libras, proporcionar conhecimento de uma nova língua natural e, acima de tudo, fortalecer a diversidade e a inclusão, são alguns dos objetivos do Curso de Libras Unimed Chapecó. Em sua terceira edição, a capacitação formou 22 colaboradores que, a partir de agora, auxiliam a comunidade surda que busca atendimento na cooperativa médica e também internamente.
Ministrado pela intérprete de Libras da cooperativa, Críssia Lorrana Pinto Malbfe, o curso foi composto pelos módulos básico, intermediário e avançado, e as aulas ocorreram entre os meses de março e agosto. Os formados, de diferentes setores, agora integram, também, a Equipe Apoio Libras, que auxilia nos atendimentos na ausência da intérprete ou em atendimentos simultâneos.
“Me sinto muito feliz e realizada com a conclusão do curso de Libras, e saber que mais pessoas irão apoiar à comunidade surda nessa causa. Foi uma construção diária, tanto para mim quanto para os alunos. Agradeço à Unimed Chapecó por entender a importância da Língua Brasileira de Sinais e que cada um possa continuar praticando e desenvolvendo a Libras”, destaca Críssia.
A coordenadora da área de Gestão de Pessoas, Aline Fávero, reforça que essa iniciativa de desenvolvimento contribui para o diferencial de atendimento da Unimed Chapecó. “A formação está alinhada com o jeito de cuidar da Unimed, não só para o nosso cliente, mas também para o nosso colaborador. Disponibilizamos ferramentas para que os nossos profissionais desenvolvam uma nova habilidade, sendo ela essencial para o apoio à inclusão, para além daquilo que já fazem muito bem no dia a dia de trabalho. Parabéns para todos que assumiram esse desafio e espero que possam desempenhar com muita excelência a prática de Libras”.
 Conforme a bióloga e gestora do setor de Sustentabilidade, Naiara Olga Lusa, o curso faz parte de uma das frentes de diversidade e inclusão da Unimed Chapecó. “A gente sabe que não é fácil aprender uma nova língua, mas todos se superaram e concluíram sua formação. Desejamos que aprendam ainda mais e estejam dispostos a colaborar conosco nessa caminhada de apoio à comunidade surda”, reforça.
ESSÊNCIA DO CUIDADO
Uma das formandas do curso foi a psicóloga organizacional Likéria Ribeiro Padoan. Ela relata que, no início do curso, os primeiros sinais desenvolvidos foram hesitantes, mas que, com cada prática, foi desbravando o universo da Libras e compreendendo mais sobre a cultura e a identidade da comunidade surda.
“Nesse curso, aprendemos muito mais do que sinais de gramática. Aprendemos sobre empatia, inclusão e respeito. Aprendemos a ouvir com os olhos e sentir com o coração. A Libras não é apenas uma língua, ela é um meio poderoso de comunicação que permite nos conectarmos com o mundo de uma maneira única e significativa”, ressalta a psicóloga.
Agora formada, Likéria reforça que, além da dedicação de todos, é hora de colocar em prática tudo que aprendeu, para fazer a diferença. “Temos a responsabilidade de levar adiante o conhecimento adquirido e promover a inclusão”, completa.
Fonte: Comunicação Interna Unimed Chapecó 

Vinte e dois colaboradores da Unimed Chapecó concluíram a formação em Libras. (Foto: Comunicação Interna Unimed Chapecó)

Veja também

Voltar para (Blog)