Simulado de incêndio capacita colaboradores da Unimed Chapecó
Unimed Chapecó realizou treinamento prático sobre protocolos de segurança em caso de incêndio no Hospital (Foto: Paula Benetti).
—————
Manter as equipes de colaboradores ativas e preparadas para enfrentar situações críticas e adversas que possam acontecer no cotidiano, com foco em respostas rápidas e em decisões assertivas durante a gestão de crise. Com essa visão a Unimed Chapecó realizou, na última semana, o treinamento prático sobre protocolos de segurança em caso de incêndio no Hospital.
O cenário do simulado envolveu situação de emergência no setor de nutrição, com risco potencial das chamas e da fumaça se alastrarem também para a Unidade de Internação Pediátrica. O princípio de incêndio supostamente foi ocasionado em virtude de um curto circuito no sistema de exaustão. As equipes realizaram os procedimentos de abandono do local, remoção de pacientes e atendimento das vítimas. A simulação contou com a colaboração de aproximadamente 120 pessoas.
“As equipes aprovaram o simulado, pois foi uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos e saber lidar também com a pressão e a adrenalina do momento. Os organizadores do exercício prático avaliaram que o tempo de resposta das equipes foi satisfatório”, explica a técnica de segurança do trabalho da saúde ocupacional e responsável por elaborar e implementar planos de gestão e preparação de emergência e desastre, Jancelete Aparecida Paludo dos Santos.
Os próximos passos, segundo a técnica de segurança do trabalho, será o reforço das condutas de segurança com as equipes envolvidas para incentivar o aprimoramento do conhecimento contínuo. “Desta forma, lançaremos uma campanha sobre procedimentos em caso de desastre e emergência, a qual atingirá colaboradores, médicos, pacientes e visitantes. Também realizaremos mini simulados orientados nos setores e oficinas com aulas práticas para as equipes de brigada de incêndio, remoção de pacientes e de evacuação”, antecipa.
EMERGÊNCIAS E DESASTRES
A Unimed Chapecó possui Comitê de Preparação para Emergências e Desastres, que surgiu pela necessidade de aprimorar a preparação para catástrofes com ênfase para a segurança e o cuidado com colaboradores, pacientes, familiares e patrimônio.
As atribuições do comitê englobam a promoção de medidas para minimizar danos e possíveis vítimas, a interface com outras entidades e a organização, preparação e direcionamento das ações em situações de emergências internas (colaboradores, médicos, pacientes e visitantes) e desastres externos (população de Chapecó e da região de abrangência da cooperativa médica).
Fazem parte do comitê: médico do trabalho, diretores, corpo clínico, coordenações de enfermagem e serviços de suporte, como: saúde ocupacional, corpo técnico profissional, gestão de acesso, gestão de suprimentos, tecnologia da informação, manutenção e engenharia clínica. Além da interface com todos os setores da cooperativa médica, o comitê mantém interação com as equipes de brigada de incêndio, remoção de pacientes (equipe médica, de enfermagem e de apoio), resposta a emergência (equipe médica, de enfermagem e administrativa do Pronto Atendimento) e de evacuação (cabeça de fila, fim de fila e chefe de setor).
O cenário do simulado envolveu situação de emergência no setor de nutrição, com risco potencial das chamas e da fumaça se alastrarem também para a Unidade de Internação Pediátrica (Foto: Paula Benetti).
—————
O simulado foi uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos e saber lidar também com a pressão e a adrenalina do momento (Foto: Paula Benetti).
Veja também
Lindóia do Sul tem coleção de artesanato que representa a identidade local28/Abr/202228/04/22há 4 anos Quinta-feira, 28 de Abril de 202228/04/2022 Os panos de prato caracterizados com a cultura local, as peças de crochê, os bordados, a confecção de aventais, as sacolas retornáveis e os porta-moedas são alguns dos itens que representam a identidade de Lindóia do Sul, no oeste catarinense. Eles foram produzidos durante as oficinas criativas de artesanato, que qualificou 22 artesãos locais e......
Dia 18 de março: Primeiro Encontro Pet debate sobre exames complementares10/Mar/202310/03/23há 3 anos Sexta-feira, 10 de Março de 202310/03/2023Promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas, evento está com inscrições abertas, até a próxima terça-feira (14), e será realizado na sede do Nucleovet, em......