Postado em 28 de Outubro de 2022 às 14h47

SESI e SENAI formam mais de 400 jovens e adultos na EJA no Oeste e Extremo Oeste

Em SC, foram 2 mil formandos. Estudantes são trabalhadores de indústrias de todas as regiões do estado; além da entrega dos certificados, a Federação das Indústrias premiou as empresas que mais matricularam alunos na EJA

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
            Mais de 2 mil jovens e adultos que frequentam a educação básica do SESI e a qualificação profissional do SENAI receberam nesta semana seus diplomas de conclusão dos cursos. Uma solenidade, transmitida para todo o estado a partir da Federação das Indústrias (FIESC), marcou a entrega dos certificados aos trabalhadores da indústria formados na EJA Profissionalizante. A Federação das Indústrias entregou ainda o Prêmio Destaque Educação, que reconheceu as indústrias com o maior número de matrículas na educação de jovens e adultos.
            Para o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, a educação de jovens e adultos retrata todo um trabalho de resgate social e humanitário. “Acreditamos no futuro do trabalho e na capacitação constante de nossos profissionais, para que nossas indústrias sejam fortalecidas por uma força de trabalho competente e resolutiva. Estamos celebrando a primeira formatura estadual da EJA, unindo todas as regionais e a sede em um único propósito, que é o de valorizar a conquista dos estudantes e reconhecer indústrias e prefeituras parceiras neste processo”, frisou.
Mais de 500 indústrias são atendidas por meio da educação de jovens e adultos do SESI e do SENAI em Santa Catarina. Em outra frente, o SESI oferece educação básica à comunidade em parceria com 18 prefeituras. “Nossa EJA é referência no país não somente pela quantidade de matrículas e conclusões, mas principalmente pela proposta metodológica diferenciada e pela qualidade do trabalho das nossas equipes, que não medem esforços para que os estudantes possam se desenvolver de forma integral”, destacou o diretor. Em média, as entidades têm 6 mil matrículas mensais ativas, distribuídas e mais de 2,5 mil trabalhadores concluintes todos os anos.
Nas regiões Oeste e Extremo Oeste, as cerimônias de formatura aconteceram em Chapecó e em São Miguel do Oeste, onde mais de 400 jovens e adultos concluíram o ensino fundamental ou médio neste ano. Os eventos contaram com representantes das indústrias, dos vice-presidentes regionais da FIESC, Waldemar Schmitz e Astor Kist, do coordenador de Educação Básica na Regional Oeste e Extremo Oeste do SESI e SENAI, Márcio Gonçalves da Rosa, da supervisora de Educação EJA, Elisete Dessbesel, e de toda a equipe pedagógica e de professores que atuaram na EJA.
Marcio Gonçalves da Rosa enfatizou que a Educação de Jovens e Adultos possui uma proposta diferenciada, que possibilita ao aluno aliar suas atividades profissionais e pessoais à conclusão dos estudos. “A iniciativa contribui para transformar a vida das pessoas por meio da educação, trazendo mais oportunidades para as pessoas”. Por meio da EJA, o SESI e o SENAI ofertam uma formação que leva em consideração o perfil e a realidade de vida dos jovens e adultos da região. “O currículo é orientado por eixos temáticos de questões contemporâneas de relevância pública mediante o aproveitamento das experiências e o acréscimo de conhecimentos indispensáveis para o atual milênio”, reforçou Elisete.
A supervisora assinalou que com os impactos das novas tecnologias e a transformação do mundo do trabalho, exige-se cada vez mais a busca por aprendizagens que capacitem os sujeitos para a formação integral e profissional. “Para a indústria também é fundamental contar com uma equipe qualificada que contribua para o progresso da empresa. Dessa maneira, a EJA entra como mobilizador importante na qualificação desses trabalhadores que precisam buscar pela conclusão da educação básica em outra etapa da vida”, enfatizou.
As matrículas para as turmas de ensino fundamental e ensino médio para 2023 já estão abertas. Os interessados podem procurar os atendimentos das unidades SESI e SENAI para mais informações.
 
 

Veja também

Voltar para (Blog)