Saltinho faz balanço das ações do Programa Cidade Empreendedora e avalia resultados
Consultorias gratuitas foram realizadas ao longo do ano.
Em outubro de 2021 a Administração Municipal de Saltinho, no extremo-oeste catarinense, aderiu ao ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC. Após um ano, o município avalia a execução do programa que teve como objetivos movimentar a economia local, fomentar as compras públicas e incentivar que o empreendedor se desenvolva e gere novas oportunidades.
O prefeito Edimar Noronha de Freitas destaca que a principal expectativa que o Poder Público tinha com relação ao Cidade Empreendedora foi alcançada. “Nossa maior demanda era com o aprimoramento das lideranças municipais. A intenção é deixar um legado de conhecimentos e incentivo à formação profissional dos servidores municipais e conseguimos realizar esse trabalho por meio das ações promovidas”.
Entre as ações realizadas durante o ano de 2022 se destacam a campanha “Nota Premiada”, que sorteou 28 prêmios avaliados em R$ 20 mil, o desenvolvimento de projeto de incentivo ao desenvolvimento agrícola, a implantação do programa Conecta que agiliza o processo de compras públicas da cotação até o pagamento do fornecedor e o planejamento de licitações para 2023.
Também se sobressaíram a campanha Liquida Saltinho com descontos e promoções no comércio local, o início do levantamento de oportunidades, o mapeamento de agricultores para a produção de alimentos destinados à merenda escolar por meio do eixo de Compras Públicas e o evento “Prefeitura Parceira” que visa capacitar os empresários locais quanto aos procedimentos legais para participação em processos licitatórios.
Segundo a atendente da Sala do Empreendedor Maikeli Pagno, foram realizadas consultorias gratuitas. “A intenção é capacitar os empreendedores locais para que desenvolvam seus negócios”, enfatiza.
MUNICÍPIO EMPREENDEDOR
Saltinho também foi reconhecido com o “Selo Município Empreendedor” durante o Seminário Brasil Mais Simples, realizado em Florianópolis. O reconhecimento valoriza as medidas implementadas pelo município para simplificação do ambiente de negócios conforme o que preconiza a Lei de Liberdade Econômica. A Lei nº 13.874/2019 estabelece garantias de livre mercado e dispõe sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador. A intenção é propiciar maior simplificação administrativa para um ambiente de regras claras e estímulo à competitividade.
Para o prefeito, foram ações pontuais que auxiliaram no desenvolvimento do município como um todo. “Foram ações que motivaram a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos públicos. Uma nova cultura no desenvolvimento do município. Iniciativas que agilizaram os processos internos da Prefeitura, ajudaram no desenvolvimento local e incentivaram o empreendedorismo”, avalia.
As ações do Programa Cidade Empreendedora abrangeram soluções em cinco eixos principais: Liderança, Sala do Empreendedor, Desburocratização, Compras Públicas e Educação Empreendedora.
SOBRE O PROGRAMA
O Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento, proporcionar um ambiente favorável aos negócios e dinamizar a economia. Além disso, busca fortalecer as empresas locais, aprimorar a gestão empresarial, incentivar a formalização de microempreendedores individuais (MEIs) e fomentar a cultura do empreendedorismo.
Segundo o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, a responsabilidade pelo desenvolvimento local é distribuída entre diferentes atores locais. “É preciso pensar em conjunto as estratégias para atingir os objetivos em comuns e desejados ao município. O Cidade Empreendedora trabalha pensando em tornar os negócios locais mais competitivos e aproximar o setor empresarial da Administração Municipal. Isso facilita um ambiente favorável de negócios, permitindo o crescimento uniforme do município”, acrescenta.
ACIC + Gestão traz grandes nomes da atualidade nesta terça-feira16/Mai/202216/05/22há 2 anos Segunda-feira, 16 de Maio de 202216/05/2022Promovido pela ACIC Chapecó, evento terá três palestras – com Martha Gabriel, Vania Ferrari e Pedro Aihara – a partir das 19h30, no Salão Nobre da Unochapecó...
Quando conhecer os sintomas faz a diferença01/Jul/201901/07/19há 5 anos Segunda-feira, 01 de Julho de 201901/07/2019Era mais um dia de trabalho para o médico anestesiologista e cooperado da Unimed Chapecó, Dr. Arno Hepp. Em 23 de janeiro passado, pela manhã, o médico se dirigia ao Hospital Unimed Chapecó para suas atividades profissionais......