Postado em 30 de Janeiro de 2020 às 16h53

Itaipu Rural Show: Projetos para o crescimento das cadeias produtivas são destaques no Espaço Sebrae/SC

Apicultura, vitivinicultura, erva-mate, melhoramento genético, criação de bezerras, sustentabilidade e soluções do agronegócio são as atrações do Sebrae/SC durante a 22ª edição do Itaipu Rural Show. O evento prossegue até este sábado (1º), no Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias da Cooperitaipu, em Pinhalzinho.
Prestigiaram a feira os diretores do Sebrae/SC Carlos Henrique Ramos Fonseca (diretor superintendente), Luc Pinheiro (diretor técnico), Anacleto Angelo Ortigara (diretor de administração e finanças), Paulo Rocha (gerente de desenvolvimento regional), Douglas Tres (gerente de atendimento empresarial), acompanhados do gerente regional oeste do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani.
ATENDIMENTO EMPRESARIAL
Na área da apicultura a novidade deste ano é a identificação de tipos de mel, pela coloração e os períodos de floradas. Também estão em destaque os resultados dos projetos realizados nos municípios de Nova Itaberaba, Quilombo, Santiago do Sul, Paial, Faxinal dos Quedes, Ponte Serrada e Cunha Porã. “O foco das ações é melhor o processo produtivo e o manejo, padronizar os equipamentos utilizados e investir na comercialização”, explicou o consultor credenciado ao Sebrae/SC Neuri Riboli.
O espumante champenoise, o primeiro do oeste catarinense produzido em Xanxerê, é a atração da área da vitivinicultura. De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC Fábio Ricardo Ecco os estudos para elaboração da bebida iniciaram em 2017 e na feira está sendo apresentando o primeiro lote fabricado em 2019, pois a intenção é produzir para comercializar no fim deste ano. “Esse é um trabalho de longo prazo, com estruturação física e de equipamentos das empresas e treinamento dos funcionários. A avaliação até o momento é positiva, pela crescente produção e avanço da logística”, analisou Ecco.
No segmento da erva-mate a ênfase são os resultados dos trabalhos de consultoria tecnológica. Em Concórdia, por exemplo, foram atendidos 122 produtores no período de 2015 a 2019, o que resultou no aumento da média de colheita de 4,8 tonelas/ano para 6,7 tonelas/ano. Conforme o consultor credenciado ao Sebrae/SC Antonio Zanovelo, o trabalho consistiu no diagnóstico da propriedade, na recuperação do solo (a partir de análises oficiais), na recuperação da planta (poda, desbaste, renova e rebaixamento), na condução da colheita e na inserção de boas práticas de colheita. Ao todo foram atendidos 14 municípios: Xaxim, Chapecó, Guatambu, Ponte Serrada, Quilombo, Xanxerê, Vargeão, Ipumirim, Lindóia do Sul, Concórdia, Arabutã, Passos Mais, Irani e Seara. No período de 2014 a 2019, a produção cresceu de 6,1 mil toneladas para 8,6 mil toneladas, o que representa um aumento de 30%.
ENCADEAMENTO PRODUTIVO
Do projeto “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos: suínos, aves e leite” os destaques são: melhoramento da genética, criação de bezerros, sustentabilidade e soluções para o agronegócio. O projeto visa contribuir para o desenvolvimento de microempresas rurais e urbanas com ações voltadas à ampliação dos negócios e à melhoria da competitividade, habilitando-as às exigências do mercado nacional e internacional.
Segundo o integrante do Conselho Gestor do programa de Melhoramento Genético Aurora, Celso Barbiero, os visitantes do Itaipu Rural Show podem conhecer os resultados do trabalho realizado desde 2014 na área da bovinocultura de leite (com 350 mães e 1.500 filhas) com a leitura do DNA das fêmeas e a identificação de necessidades dos rebanhos com a alocação de genética dos Estados Unidos da América para correção no plantel. “Análise recente feita com as filhas revelam mais de 90 características moleculares, porém apresentamos apenas duas que são o percentual de produção de gordura e de proteína. O indicador péssimo na proteína, por exemplo, que era de 25,9% reduziu para 6,6%”, explicou. Outra conquista foi a redução de 27% de anomalias genéticas que causam prejuízos aos produtores rurais, que baixou para 14%. Além disso, foram identificados aumento no volume de produção, melhoria no sistema mamária e nos aprumos.
Criação de bezerras, stress térmico e consultoria profissional e gerencial são ações apresentadas pelo Santafé Agroinstituto, entidade credenciada ao Sebraetec. “No mês de fevereiro iniciaremos a capacitação dos técnicos do Sistema Aurora sobre o resfriamento de vacas leiteiras, que atenderão inicialmente 133 produtores”, destacou a consultora Dilma Andretta.
Na área da eficiência energética foi realizado levantamento em 276 propriedades rurais, no período de julho a novembro de 2019, com o objetivo de identificar os riscos na instalação elétrica e as oportunidades de reduzir o custo com energia. “Mais de 80% das instalações não estavam adequadas, o que poderiam causar acidentes no campo, por isso foi realizada a troca da iluminação e a inserção do uso da energia solar”, relatou o consultor da Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER), entidade credenciada ao Sebraetec, Anibal Vargas.
Softwares e aplicativos voltados ao agronegócio também são apresentadas no espaço Sebrae/SC na feira. “São soluções para a cadeia produtiva e também para demandas específicas do setor, ou seja, aplicativos com acesso às informações e indicadores de mercado ou para fazer a gestão da propriedade”, explicou o diretor de verticais da Associação Polo Tecnológica do Oeste Catarinense (DEATEC), entidade que representa a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) no oeste, Ivan Joel Nickelle.
O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite” é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Sebrae, do Senar, do Sescoop, do Sicoob, da Fundação Aury Luiz Bodanese, da Cooperalfa, da Cooperitaipu, da Auriverde, da Coolacer, da Copérdia, da Caslo, da Cooper A1 e da Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, do Sicredi, da Cooperalfa, da Cooper A1 e da Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Cooasgo e Cooperalfa. 

Veja também

Voltar para (Blog)