Postado em 05 de Maio de 2023 às 10h40

O milho e a infraestrutura

 
Santa Catarina é um dos estados que mais precisa importar milho para abastecer sua indústria e produção de alimentos para animais. Com uma demanda anual de 7,6 milhões de toneladas do grão, SC busca novos caminhos para abastecer, a preços viáveis, a cadeia produtiva de carnes e leite O Paraguai cada vez mais é visto como um fornecedor atraente e próximo. O maior entrave, porém, nessa perspectiva é a falta de estradas, o que dificulta muito o abastecimento.

O Paraguai é um dos maiores produtores de milho da América Latina e, por estar tão próximo de Santa Catarina, se torna uma opção bastante atraente para suprir a demanda do estado. A questão viária é fundamental nesse processo. Isso porque o milho é um produto perecível e, por isso, precisa ser transportado de forma rápida e eficiente. Quando as estradas são ruins, o tempo de transporte aumenta consideravelmente e o risco de perda do produto também.

Além disso, a falta de estradas adequadas também encarece o transporte do milho, já que os caminhões precisam de mais tempo para chegar ao seu destino e, consequentemente, consomem mais combustível.

Diante desse cenário, o governo federal precisa investir em infraestrutura o mais rapidamente possível para melhorar as estradas que ligam o estado ao Paraguai. Isso não só facilitaria o abastecimento de milho, como também traria benefícios para toda a economia da região.

Com estradas adequadas, o transporte de outros produtos também seria facilitado, o que poderia impulsionar o comércio entre os dois países. O famoso ganha-ganha, ou ciclo virtuoso. Além disso, a melhoria da infraestrutura rodoviária também traria mais segurança para os motoristas que trafegam pela região.

Por fim, não custa lembrar que dos 26 estados brasileiros, Santa Catarina ocupa a vigésima oposição em área, com apenas 1,1% do território nacional. Mas, apesar do tamanho, o estado é um gigante no agronegócio, sendo o 5º maior produtor de alimentos do país. Alô, Brasília!
*Daniela Reinehr, deputada federal e produtora rural
 

 

Veja também

“Daqui para frente” é tema de palestra gratuita em Faxinal dos Guedes31/05/22 Quais as competências pessoais e de negócios precisarão desenvolver daqui para frente? O que será importante? O que realmente terá valor? Como as pessoas devem se portar em cenários de constantes mudanças e desafios? Essas são algumas das reflexões propostas na palestra “Daqui para frente”, com Daniel Keller, no dia 10 de junho, às......

Voltar para (Blog)