Postado em 22 de Dezembro de 2022 às 17h15

Município de Modelo elenca prioridades para o desenvolvimento do empreendedorismo local

Ações integram o projeto Agente Territorial Sebrae

Agente setorial do ATS foi entregue ao prefeito de Modelo, Dirceu Silveira.

——————

Elencar estratégias prioritárias para o desenvolvimento local de Modelo. Com esse objetivo foi entregue ao prefeito Dirceu Silveira a agenda setorial do projeto Agente Territorial Sebrae (ATS), desenvolvida em conjunto com os empresários do município.
A entrega foi feita pela agente de desenvolvimento de Modelo, Geovana Gubert Rohenkoh, a agente territorial do Sebrae/SC, Fernanda Ben, a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Simone Grobe, e a gestora regional do programa Cidade Empreendedora na gerência regional oeste do Sebrae/SC, Gabriela da Costa Hemming.
A agente territorial salienta que o programa tem como finalidade levantar informações e necessidades de setores econômicos do município: prestadores de serviço, comércio, indústria e turismo, visando a implantação do Programa Cidade Empreendedora, da Sala do Empreendedor e de uma agente de desenvolvimento.
O Projeto Agente Territorial do Sebrae/SC visa potencializar ações do Programa Cidade Empreendedora em municípios de até 15 mil habitantes. Tem como intuito prestar consultoria e dar acompanhamento à implementação de estratégias de desenvolvimento econômico, políticas públicas e articulação de uma rede de agentes regionais de fomento ao empreendedorismo.
“O Sebrae entende que os pequenos negócios têm um papel preponderante no desenvolvimento territorial e das cadeias de valor. Para contribuírem de forma efetiva com a dinamização da economia, esses empreendimentos necessitam contar com um ambiente propício ao seu desenvolvimento, com infraestrutura adequada, com serviços e conhecimentos integrados e responsivos, além de políticas e regulações que incrementem sua competitividade e sustentabilidade”, pontua a consultora responsável pela coordenação do ATS na região oeste, Beatriz Silveira.
Ela destaca que o projeto tem na abordagem territorial a principal estratégia para convergir recursos, atores e processos em prol do desenvolvimento de forma sustentável e competitiva. “Já na melhoria do ambiente de negócios, o foco está em articular a criação, desenvolvimento e implementação de políticas públicas, desde a concepção, análise e divulgação das melhores práticas, até a orientação às lideranças públicas sobre marcos legais de interesse dos pequenos negócios”, acrescenta.
IMPULSIONANDO O EMPREENDEDORISMO
De acordo com o prefeito, o município de Modelo contará com a Sala do Empreendedor. “A intenção é auxiliar os micro e pequenos empreendedores na abertura de MEIs, na regularização da documentação, na emissão de notas fiscais e na participação em licitações. A partir de 2023 daremos início a esses trabalhos com a Sala do Empreendedor que executará as ações que foram planejadas”, frisa.
A agente de desenvolvimento salienta que essa é uma necessidade dos empresários e microempreendedores de Modelo que precisam de auxílio, principalmente nas questões burocráticas. “O prefeito me convidou para estar à frente do ATS. Com isso, já identificamos as principais necessidades dos empresários e em 2023 será implantada a Sala do Empreendedor junto com o programa Cidade Empreendedora, que servirá de suporte. A Administração Municipal também quer incentivar os empresários locais para que participem das licitações e, assim, a economia seja fortalecida”, destaca.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, salienta que o ATS é fundamental para apresentar novas possibilidades e identificar o que é possível melhorar no município, começando com o que é mais urgente em cada setor. “Essa é mais uma parceria de sucesso entre o Sebrae e a Administração Municipal de Modelo”.
 
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.
 
 

Veja também

Controle gerencial é tema de palestra da CDL Chapecó 03/02/23 Os treinamentos visam auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo....

Voltar para (Blog)