Postado em 18 de Outubro de 2022 às 17h22

Mudança de paradigma e um novo olhar para o desenvolvimento dos municípios

Agentes de desenvolvimento do Sebrae/SC participam do Curso AD Top e são desafiados a mudarem o ponto de vista sobre as estratégias de atuação

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
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Com o objetivo de preparar os Agentes de Desenvolvimento (AD) para questões estratégicas em decisões que impactam nos recursos físicos e humanos disponíveis, bem como as circunstâncias às quais os projetos e sua concretização estão sujeitos, o Sebrae/SC promoveu o curso AD Top para os municípios que aderiram ao ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora das regiões oeste, extremo oeste e meio oeste. O treinamento ocorreu nesta segunda e terça-feira (17 e 18), no Hotel Slaviero, em Chapecó.
“O agente de desenvolvimento é uma das figuras mais importantes dentro do projeto. Ele quem faz a ponte entre a prefeitura e os empreendedores do município. É visível o desenvolvimento nas cidades onde existe o agente de desenvolvimento ativo. Cada pessoa que participou do curso acompanhamos há um tempo, e todos fazem um trabalho excepcional”, destacou a analista de projetos do Sebrae/SC, Gabriela da Costa Heming.
A capacitação contou com atividades teóricas e práticas e teve como pré-requisitos ter concluído os cursos AD Básico e AD Avançado e ser município do pacote Evolução do programa Cidade Empreendedora. “Os conceitos e ferramentas de mapeamento permitirão não só antecipar dificuldades e caminhos favoráveis, mas principalmente encontrar argumentos que facilitem o envolvimento das equipes e a velocidade dos resultados”, observou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl.
Na visão de Trennepohl, existe a necessidade da construção de novas políticas públicas com visão diferenciada que serão elaboradas pelos entes públicos dos municípios. “Os agentes de desenvolvimento ajudarão a criar esses novos direcionamentos que ingressam com configuração estratégica em uma sociedade que se transforma. Isso exigirá dos líderes e dos municípios outra postura”.
NOVAS ATITUDES GERAM NOVOS RESULTADOS
O facilitador do curso, o empresário Fábio F. Nunes, explicou que a ideia do AD Top é focar no por que, ou seja, nas razões e motivos de todas as pessoas envolvidas no processo. “A partir do momento que o agente de desenvolvimento tem que coordenar esforços de uma série de outras entidades, órgãos, etc, é importante que ele mapeie cada uma das intenções e interesses para que o projeto como um todo possa atender as demandas de todos os envolvidos no processo”, disse.
Segundo Nunes, para executar um plano perfeito, é preciso ter uma leitura clara do ambiente e dos envolvidos e, assim, fazer o melhor plano que atenda todos eles. “A intenção é que os agentes de desenvolvimento saiam daqui com essas diretrizes e premissas. O principal papel deles é ser um elemento multiplicador dentro do município. Por isso, é importante que compreendam o ambiente para tomar as melhores decisões”, acrescentou.
Na análise do secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município de Maravilha, Gelson Rossetto, a capacitação foi muito positiva. “É momento de entendermos com atender melhor a necessidade do nosso cliente, do cidadão e dos parceiros da prefeitura e, de fato, termos empatia para encontrar a melhor maneira de atender essas expectativas, para podermos melhorar o nosso município e atender cada vez melhor esse cliente final que é o cidadão”, pontuou.
A secretária da prefeitura do município de São Carlos, Miriam Julia Kuiava Glufke, também aprovou a dinâmica do curso e ressaltou a importância de se colocar no lugar do cliente/cidadão. “A maioria das vezes o que o cliente precisa e quer não é a mesma coisa que nós queremos e a nossa função é ouvi-los com empatia para entender o que realmente necessitam. É sair da zona de conforto. Assim, podemos oferecer soluções mais efetivas”.
Participaram do AD Top os servidores municipais de Caxambu do Sul, Pinhalzinho, Faxinal dos Guedes, Maravilha, Palma Sola, São Carlos e Xanxerê, além da consultora credenciada ao Sebrae/SC, Simone Grobe.
SOBRE O INSTRUTOR
Fábio F. Nunes é fundador da To Startup, sócio da UpGestão e empreendedor. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, atuou em design, marketing e eventos, e dedica-se a treinamentos com foco em estratégia e inovação. Criador do The Finance Canvas, é o único BMGen Certified Trainer no Brasil (www.strategyzer.com/learn). Participou de diversos workshops conduzidos por Alexander Osterwalder em Bogotá, Boston e São Paulo, do Business Design Summit com todos os autores em Berlim e do Train the Trainer com participação de Osterwalder e Yves Pigneur em Viena. Foi um dos 60 pré-leitores que contribuíram na revisão do Value Proposition Design, bem como na tradução das ferramentas online. Entre seus clientes estão Leroy Merlin, Mills Engenharia, UPL do Brasil, Univates, SEBRAE, ACIF e as aceleradoras SEVNA e Pluris.
 
 
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