Postado em 25 de Outubro de 2022 às 16h15

Marketing digital e atendimento ao cliente foram abordados em workshops em Campo Erê

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
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O marketing digital e o bom atendimento ao cliente são grandes diferenciais para o sucesso de vendas de uma empresa. Pensando em capacitar empreendedores e auxiliar os pequenos negócios a aprimorarem suas técnicas, dois workshops foram realizados em Campo Erê. Os eventos ocorreram por meio de iniciativa da Administração Municipal, da Sala do Empreendedor e do Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora, com parceria da Associação Comercial e Industrial de Campo Erê.
As capacitações foram ministradas pela consultora credenciada ao Sebrae/SC e jornalista, Lizane Lauermann. O primeiro encontro abordou pontos importantes do marketing digital como, por exemplo, tendências, características e estratégias para usar no Instagram, Facebook, WhatsApp Bussiness e Google. Além da teoria, os participantes desenvolveram atividades práticas de avaliação de mídias, observando o que estava certo e o que poderia ser melhorado. Participaram empresas, empreendedores e profissionais que atuam na área do marketing.
“Um dos exemplos de estratégias muito utilizada no ano de 2022 são formatos de vídeos com até 30 segundos com conteúdo humanizado, onde o proprietário e a equipe da empresa aparece falando sobre seu produto e/ou negócio e publicado em estilo de reels”, exemplificou Lizane.
Cedimara Fragatto trabalha em uma loja de veículos que está há mais de 20 anos no mercado. Ela participou do workshop e aprovou a iniciativa. “Foi um dos cursos fornecidos pelo Sebrae que mais agregou conhecimento para nossa área. Nos ajudou a organizar nossas redes sociais e toda campanha midiática que vínhamos fazendo. Em poucos minutos aprendi mais que em um curso intensivo. Foi muito bem apresentado, inclusive já estamos aplicando na nossa empresa o que aprendemos”.
Atendimento ao cliente
A maneira de comprar mudou muito nos últimos anos. Por isso, estabelecer uma relação com o consumidor é fundamental. A consultora apresentou características do bom atendimento, competências do bom atendente, abordagens, perguntas de fechamento de vendas e regras indispensáveis.
O objetivo, segundo Lizane, foi aprimorar a excelência no atendimento, desenvolver ou aperfeiçoar as habilidades dos participantes e apresentar técnicas de relacionamento com o cliente. Os participantes também conheceram cases de sucesso e aprenderam na prática a fazer um bom atendimento, aprendendo com situações positivas e negativas, por meio da troca de experiências.
“Sinceridade com o cliente, paciência, empatia e oferecer algo a mais são alguns dos diferenciais. Quando uma pessoa chega ao estabelecimento é importante observar o que ela olha, o que pega nas mãos, e mostrar aquele item e outros relacionados para iniciar uma conversa. É primordial conhecer o cliente, entender o que ele busca e qual o objetivo dele com aquele produto/serviço”, pontuou.
A coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária de Campo Erê, Cleunice Silvestri, agradeceu a grande participação no workshop, tanto de empresários e empreendedores como de estudantes do Ensino Médio que também estiveram no evento se preparando para o futuro no mercado de trabalho.
“Foi uma noite muito proveitosa, de conhecimento e troca de informação. A Lizane é uma palestrante dinâmica e nos trouxe dados importantes para fazermos as comparações de como realizar uma boa venda e como se comportar diante dos clientes. Valeu muito a pena. Agradecemos ao Sebrae e a prefeitura de Campo Erê por essa parceria maravilhosa. As coisas se tornam mais fortes e eficazes por meio de parcerias como essa. Que venham mais cursos deste nível”, enfatizou.
 
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