Home office é um método que tem conquistado cada vez mais adeptos, principalmente os profissionais que atuam de maneira autônoma ou em determinados segmentos. Com a pandemia do Coronavírus (Covid-19), trabalhar de maneira remota se tornou uma excelente opção para evitar o contágio, sem comprometer as demandas profissionais.
Os benefícios são bem difundidos como melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, evitar o estresse na mobilidade urbana nos grandes centros, atrair e reter talentos. Contudo, os profissionais devem evitar algumas situações para não comprometer a produtividade, como administrar o tempo para não extrapolar a jornada, evitar distrações como televisões e redes sociais para não perder o ritmo e criar uma agenda com horários pré-definidos.
“Trabalhar no sofá ou na cama são tentações que devem ser evitadas, assim como em locais improvisados. Os profissionais devem reservar um local tranquilo, com boa iluminação, bem arejado, organizado e confortável. Também precisam estar atentos à postura para evitar dores na coluna, na cabeça e em outras partes do corpo. Muitas horas na frente do computador, ao longo do tempo, resultam em um corpo extremamente cansado, desconforto e noites mal dormidas – condições que contribuem para o surgimento de dores crônicas”, alerta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.
Ao usar o computador, é necessário evitar que o corpo "escorregue na cadeira" e que os músculos e as articulações fiquem tensionados demais com as atividades diárias. Outra recomendação é sentar-se sobre os ísquios (os dois ossos pontudos da bacia, que ficam na transição entre os glúteos e o púbis). “Para saber onde eles estão, sente-se no chão e procure encostar esses ossinhos no plano. Quando sentamos nos ísquios, automaticamente, endireitamos toda a coluna, o que não acontece ao sentarmos sobre o osso sacro, que fica na base da coluna, fazendo com que nos curvamos para frente ou para trás”.
Segundo Reichmann, quando a pessoa estiver sentada na cadeira, os pés devem ter um apoio firme no chão. “É importante que os joelhos fiquem num ângulo de 90 graus, pois isso ajuda a não sobrecarregar a coluna lombar. Também é fundamental que os ombros fiquem confortáveis, sem tensão e, principalmente, longe das orelhas”.
Outro aspecto importante a ser observado é a altura dos olhos em relação à tela do computador. Os olhos devem alcançar a tela sem que a pessoa abaixe ou levante o pescoço pois, ao longo do dia, isso causa desconforto e dores na cervical e no maxilar.
De acordo com o médico, o cuidado da postura diariamente deve estar entre as prioridades de todos, independentemente do local ou da atividade. “Entre os fatores essenciais para ganhar boa consciência corporal está a prática de alguma atividade física. Para os profissionais que estão trabalhando em casa a recomendação é fazer alongamentos e exercícios físicos antes e durante as pausas do trabalho”, comenta.
Veja também
Sistema Faesc/Senar promove palestra sobre Planejamento Previdenciário Rural 29/Set/202329/09/23há 1 ano e 7 meses Sexta-feira, 29 de Setembro de 202329/09/2023“Planejamento Previdenciário Rural” é o tema da palestra virtual que o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC) promove na sexta-feira, dia 20 de outubro, às 9 horas. A apresentação será conduzida pelo professor e advogado na área de......
Interrogações maternas: conheça as respostas para suas dúvidas mais frequentes13/Mai/201913/05/19há 5 anos Segunda-feira, 13 de Maio de 201913/05/2019Espera, ansiedade e expectativa. A notícia de que um bebê está a caminho não vem acompanhada apenas dos planejamentos que envolvem a gestação. A chegada de um novo integrante da família gera muitas......
Concórdia fomenta ações de desenvolvimento do turismo e da Sala do Empreendedor 31/Mai/201931/05/19há 5 anos Sexta-feira, 31 de Maio de 201931/05/2019Ao longo do mês de maio várias ações foram desenvolvidas dentro do Programa Cidade Empreendedora – ciclo 2 que teve seu lançamento oficial no último dia 27, em Concórdia, Oeste de Santa Catarina. A......