Sala do Empreendedor de Palma Sola contribui para a melhoria da gestão dos negócios
Manter o equilíbrio da administração financeira, elaborar estratégias para reter talentos, otimizar processos internos, utilizar as tecnologias a favor do negócio e projetar a expansão da empresa, mesmo com as incertezas da economia nacional. Esses são questionamentos de muitos empreendedores. Para auxiliar nesse processo a Sala do Empreendedor de Palma Sola, no extremo oeste, disponibiliza consultorias gratuitas na área financeira. A ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
“Um olhar externo e crítico para seu negócio, com embasamento nas experiências positivas e negativas de outros empreendimentos, como é o caso de um consultor, vem agregar na melhoria da gestão e otimizar os resultados, ou seja, apenas contribuirá para o crescimento da empresa” analisa o empresário Rafael AugustoLink sócio proprietário da Link Agroflorestal Ltda, que há três anos atua no plantio, na colheita, no transporte, no desdobro e no beneficiamento de madeira.
Segundo o empreendedor, os principais desafios que enfrentava e que lhe motivaram a buscar auxílio na consultoria estavam relacionados ao gerenciamento administrativo interno da empresa. “Observamos melhorias imediatas, pois de modo geral avançamos nos controles de estoque, de despesas e de investimentos”, relata.
Fortalecimento dos negócios locais
A Sala do Empreendedor disponibiliza o suporte para simplificação e desburocratização dos processos para abertura e formalização da empresa, emissão de certidões e de guias diversas (Documento de Arrecadação do Simples Nacional - DAS), auxílio para a Declaração Anual (MEI) e na parte burocrática e documental para processos licitatórios. Também orienta, qualifica e oferece consultorias que auxiliam o melhoramento e a competitividade dos negócios locais. De acordo com a agente de desenvolvimento local, Tamara Scatola Luvison, neste período de crise mundial causada pela pandemia do Covid-19 não há atendimento presencial na estrutura.
Para o prefeito de Palma Sola, Cleomar Mantelli (Kiko), o Programa Cidade Empreendedora tem sido um marco para o município ao promover mudanças positivas, realizar ações efetivas de educação empreendedora, capacitar os empreenderes locais e incentivar a abertura de novos negócios. “Essa parceria, administração municipal e Sebrae/SC tem possibilitado avançar na qualidade da prestação dos serviços públicos e no aprimoramento das ferramentas de desenvolvimento econômico. Fomentamos o progresso e a qualidade de vida”.
Veja também
ACIC recebe nova diretoria da Facisc e discute prioridades regionais28/Out/202028/10/20há 4 anos Quarta-feira, 28 de Outubro de 202028/10/2020 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) recebeu a visita do presidente eleito para a gestão 2021/2023 da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves. O objetivo do encontro foi alinhar as demandas de Chapecó e região. Participaram o......
CDL divulga sugestões de horários aos lojistas associados para o atendimento neste fim de ano 17/Nov/202217/11/22há 2 anos Quinta-feira, 17 de Novembro de 202217/11/2022O comércio regional promete ser movimentado neste fim de ano. Com base no Decreto Municipal nº 3.390, de 30 de novembro de 1993, que estabelece horário livre para as empresas do setor em Chapecó, a Câmara de Dirigentes Lojistas......