Desenvolvimento de fêmeas de qualidade é tema de palestra no Itaipu Rural Show
Especialista afirma que as primeiras 24 horas de vida do bezerro definem o futuro do animal
Como parte do projeto “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite”, foi realizada a palestra “Desafios e oportunidades para desenvolver uma fêmea de qualidade” com a zootecnista especialista na área de bezerros e leite, Luciene Crespo Ribeiro, no espaço Sebrae/SC na 22ª edição do Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho. Luciene é brasileira, mas está nos Estados Unidos há 25 anos. Na palestra apresentou cases de propriedades americanas onde atua como consultora.
A especialista destacou que, primeiramente, é preciso pensar qual é o objetivo do produtor. “Em geral, este objetivo é criar uma novilha ao menor custo possível e no menor tempo para maximizar os lucros quando entrar em lactação”, expôs. Luciene comentou que para alcançar isso é preciso começar ainda na gestação. “Na maternidade, você precisa garantir que a vaca vai parir em local limpo, pois as primeiras 24 horas são cruciais”, afirmou.
A higiene do local de parto e onde os bezerros vivem é um dos itens que garantem que o animal se desenvolverá na sua capacidade máxima e se tornará uma vaca produtiva no futuro, segundo a especialista.
Outro ponto abordado foi o consumo de colostro. “O bezerro precisa consumir no mínimo três litros de colostro nas primeiras horas de vida. Isto e o ambiente limpo fazem com que ele desenvolva mais anticorpos e tenha mais chances de sobreviver sem ter doenças”, explicou. “Manter o bezerro protegido do estresse térmico - muito frio ou muito calor - também é imprescindível”, acrescentou destacando os pontos-chave: higiene, nutrição e conforto.
De acordo com o assessor de lácteos da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Selvino Giesel, a criação de bezerros representa um conjunto de ações que iniciam na escolha dos animais para acasalamento e dos cuidados do pré-parto que começam 60 dias antes do nascimento do animal. “Esses cuidados contribuem para que o bezerro nasça saudável e que a vaca produza um colostro de boa qualidade que também requer acompanhamento na quantidade adequada de comida, além de evitar o estresse durante a gestação”, comentou.
Giesel reafirmou a importância de manter um ambiente limpo, seco e com a temperatura correta nas primeiras 24 horas do animal, período em que ele tem o maior gasto energético e requer a proteção proporcionada pelo colostro. “O único alimento que o bezerro receberá nos primeiros dias é o leite, por isso é necessário desmistificar o conhecimento popular de que o animal precisa apenas 10% do seu peso, ou seja, se pesa 40 quilos precisaria apenas quatro litros de leite por dia. Isso está errado, algumas novilhas consomem até 12 litros de leite/dia”.
Veja também
Consultorias de marketing fortalecem presença de empresas de Maravilha nas redes sociais28/Out/202128/10/21há 4 anos Quinta-feira, 28 de Outubro de 202128/10/2021A Sala do Empreendedor de Maravilha, no extremo oeste catarinense, disponibilizará no mês de novembro duas horas de consultoria individual na área de marketing para as empresas que participaram do Workshop de Mídias Sociais, realizado recentemente no município. Essa iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que busca promover a transformação local por meio......
Empretec Rural será realizado no município de Galvão em junho17/Mai/202217/05/22há 3 anos Terça-feira, 17 de Maio de 202217/05/2022Desenvolver o comportamento empreendedor, potencializar resultados, fortalecer o networking e identificar novas oportunidades de negócios no agronegócio. Com essa intenção será realizado, no período de 20 a 25 de......