Postado em 16 de Agosto de 2022 às 09h00

Xanxerê impulsiona território para se tornar um polo tecnológico

Fomentar a inovação, abrir caminhos para a criação de novos ecossistemas e transformar a cidade em polo tecnológico por meio do incentivo ao empreendedorismo, da melhoria do ambiente regulatório e do fortalecimento da matriz econômica a partir da tecnologia. Esse é o objetivo do Cidade Inovadora, um projeto-piloto estadual no qual o município de Xanxerê faz parte, desde de 2021.
As ações realizadas estão fundamentadas nos pilares de segurança, inclusão social, inteligência colaborativa, inovação e qualidade de vida para toda a comunidade. Em Santa Catarina a proposta é realizada ainda em Criciúma, Mafra e Rio do Sul. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal de Xanxerê e pelo Sebrae/SC.
Até o momento, segundo a consultora credenciada ao Sebrae/SC Cássia Liandra Carvalho, foi realizado o mapeamento do ecossistema de inovação com a contribuição de 20 atores de inovação, a escuta ativa no município e o workshop para diagnosticar os principais problemas dessa cadeia produtiva, que resultou em um documento público que elenca as principais barreiras para o crescimento da área.
Outra atividade executada foi a elaboração da Lei de Inovação nº 4.329/2022, com a co-criação do Procurador-Geral do município, Fernando Dal Zot. A secretária de desenvolvimento econômico Elisiane Silveira destaca que a intenção é dar suporte nas atividades e assegurar que a inovação terá prioridade no Município, independentemente, da gestão no governo.
Também merece destaque nas atividades desenvolvidas o workshop sobre compras tecnológicas com os servidores municipais, que forneceu subsídios para adequação nos editais. A partir de agora os certames contemplam a contratação de produtos, serviços e equipamentos inovadores que atendam às necessidades dos departamentos públicos. Exemplo disso é a contratação de um aplicativo para a saúde que ofereça suporte aos diagnósticos ou acesso on-line dos prontuários do paciente.
O próximo passo consiste na construção do pacto pela inovação da cidade, que remete à mobilização das lideranças, alinhamento da proposta de valor e desenvolvimento de projetos estratégicos que contribuam para superar as barreiras elencadas no diagnóstico do ecossistema. Cássia comenta que os macrodesafios devem ser trabalhados por ações interligadas de várias entidades locais ou por diferentes grupos da comunidade.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, antecipa que nesta semana acontecerá reunião para alinhar algumas datas nas próximas ações como da solenidade de divulgação do pacto pela inovação da cidade e da realização do workshop de atração e retenção de empresas de base tecnológica.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  

 

Veja também

Aurora homenageia memória do ex-presidente Mario Lanznaster21/07/21 A Cooperativa Central Aurora Alimentos prestou uma homenagem, nesta semana, ao presidente Mario Lanznaster que faleceu em 18 de outubro do ano passado: o recém-construído edifício Administrativo III – localizado junto à......

Voltar para (Blog)