Postado em 10 de Abril às 08h56

Workshop capacita coordenadores de núcleos empresariais

Coordenadores e nucleados da ACIC de Chapecó 

  Com o propósito de estimular e facilitar o trabalho colaborativo por meio dos Núcleos Empresariais e encontrar soluções e benefícios comuns foi promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com o Sebrae/SC, a 4ª edição do Workshop de Coordenadores do Programa Empreender. A iniciativa para as regiões oeste e noroeste aconteceu em Xaxim (SC), na última semana. A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) participou com 24 nucleados.
  O encontro teve atividade prática com o objetivo de aproximar o Sebrae/SC das Associações Empresariais e mostrar as soluções da entidade e da Facisc no Programa Empreender. Após um café de relacionamento entre os nucleados, o palestrante Edinei Prigol abordou a temática “Inteligência emocional: potencializando seus resultados através do trabalho em equipe e engajamento”.
“O workshop abordou o papel do coordenador de núcleos empresariais, ferramentas de trabalho e estratégias para otimizar o trabalho. Sabemos que o trabalho é voluntário, mas no momento em que você aceita o cargo tem um compromisso significativo,” explicou a consultora regional Oeste do Programa Empreender do Sebrae/Facisc, Lenir Peres Pavan.
  A moderadora de núcleos empresariais da ACIC, Dieniffer Soares Bonato, descreveu que a atividade prática realizada entre os participantes resultou no fortalecimento dos laços entre consultores e coordenações de núcleos. “Também visualizamos as oportunidades oferecidas pelo Sebrae/SC para os núcleos empresariais. As possibilidades apresentadas instigaram e deixaram as coordenações ansiosas para desenvolver projetos com seus núcleos.”
  Conforme o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a estratégia de núcleos setoriais vinculados às associações empresarias tem como principal objetivo a organização de maneira planejada das diversas demandas das empresas participantes. “Dessa maneira é possível fazer uma integração das solicitações, que em grande parte são similares, principalmente das micro e pequenas empresas. E, a partir delas, as entidades podem contribuir para resolvê-las a partir de soluções técnicas, tecnológicas, de mercado ou de gestão. Diferentemente de quando os empresários não estão organizados em núcleos”.
NÚCLEOS
  Os núcleos são grupos de trabalho formados por empresas associadas às ACIs, os quais oportunizam aumento da competitividade, promoção do setor e desenvolvimento das organizações com a troca de conhecimento e auxílio na criação de novas estratégias. Também incentivam a busca de novos mercados, tecnologia, inovação e desenvolvem lideranças. O princípio dos núcleos é a união, sendo que os benefícios são alcançados por meio de ações coletivas, constituindo-se em alternativas que viabilizam as atividades econômicas e um caminho efetivo para participar do mercado em melhores condições de concorrência. Os núcleos oportunizam viver o associativismo na prática.

4ª edição do Workshop de Coordenadores do Programa Empreender

Palestrante Edinei Prigol abordou a temática Inteligência emocional

Veja também

Descontão Marema incentiva vendas no comércio08/10/21 Com o objetivo de valorizar e incentivar as vendas no comércio local, possibilitando aos consumidores ótimas oportunidades de negócios, será realizado nesta sexta-feira (8) e no sábado (9) a campanha Descontão Marema. A iniciativa é da Prefeitura Municipal e da Sala do Empreendedor de Marema, com apoio do Sebrae/SC por meio do Programa Cidade......

Voltar para (Blog)