Postado em 16 de Agosto de 2023 às 14h21

Vice-Presidência Regional Oeste da FIESC entrega Prêmio IEL de Talentos para a Unochapecó

Prêmio IEL de Talentos é uma maneira de inspirar empresas e jovens.

O estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho e pode fazer toda a diferença na carreira dos jovens. Para reconhecer as melhores práticas de estágio e os projetos mais inovadores voltados a bolsistas do Inova Talentos, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), entregou o Prêmio IEL de Talentos, em cerimônia na sede da FIESC, em Florianópolis.
            Recentemente, o gerente executivo do IEL, SESI e SENAI na regional oeste, Jardel Carminatti, esteve na Unochapecó, uma das vencedoras do Prêmio neste ano, para uma visita e entrega do troféu. A Unochapecó recebeu o prêmio na categoria “Instituição de Ensino Inovadora - Nível Graduação”.
Carminatti salientou que o estágio é uma etapa importante do processo da formação profissional, pois representa o primeiro contato do estudante com a realidade das empresas. “É uma modalidade de contratação que exige cuidados e atenção especial, pois há uma legislação específica e o estagiário precisará de acompanhamento e suporte contínuo. O Prêmio IEL de Talentos é uma maneira de inspirar empresas e jovens, além de incentivar o estágio, a partir de exemplos bem-sucedidos que são reconhecidos em todo o estado”, frisou, ao acrescentar que o IEL oferece consultoria para implantar programas de estágio.
A coordenadora do setor Talentos Uno, Taiz Regina Balardin Antonini, explicou que o setor foi ampliado e fortalecido. Em junho, foi inaugurada a nova estrutura na Unochapecó. O Talentos Uno, novo setor de estágios, carreiras e conexão com oportunidades no mercado de trabalho é formado por uma comissão multidisciplinar. O principal objetivo é o encaminhamento de estágios, permitindo que os estudantes adquiram experiência prática e desenvolvam habilidades relevantes para suas áreas de estudo, com o apoio dos professores articuladores de cada Escola do Conhecimento. São seis Escolas: da saúde, de gestão e negócios, politécnica, de agrárias, de humanidades, de comunicação e criatividade.
Taiz elucidou que os alunos também recebem suporte na elaboração de currículos, preparação para entrevistas, desenvolvimento de habilidades de comunicação e networking eficaz. Por meio de orientações personalizadas e parcerias estratégicas com empresas, a intenção é preparar os estudantes para os desafios do mercado.
Entre as ações do Talentos Uno estão, ainda, o banco de currículos e vagas, a divulgação de oportunidades, orientação e documentação, oficinas de desenvolvimento profissional, mentoria com professores articuladores e apoio na busca e inserção no mercado de trabalho. “O estágio, quando feito de forma comprometida de ambas as partes – universidade, estudante e empresa – é o primeiro passo para o caminho profissional. É quando o estudante terá a prática efetiva no mercado de trabalho e poderá conectar a prática com a teoria acadêmica. É uma grande oportunidade de crescimento. Da mesma maneira é uma oportunidade para a empresa na busca de novos talentos, podendo permanecer com o aluno no quadro de colaboradores”, enfatizou Taiz.
Entrega ocorreu na Unochapecó.

Veja também

O futuro do eSocial e suas atualizações é tema de curso promovido pelo Sindicont16/10/19 Demonstrar as alterações realizadas no projeto do eSocial, os próximos passos que as empresas precisam seguir, orientar sobre a migração dos dados e como conduzir os erros e problemas no decorrer dos processos. Esse é o objetivo do curso “eSocial – O Futuro do projeto e suas Atualizações”, promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de......
200 anos, história e cooperação06/09/22 Luiz Vicente Suzin, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC)  ...

Voltar para (Blog)