Postado em 17 de Janeiro de 2023 às 15h27

Vendas de fim de ano foram positivas no comércio chapecoense

As vendas de fim de ano no comércio chapecoense foram positivas. (Foto Banco de Imagens). 


As vendas de fim de ano no comércio chapecoense foram positivas. A informação é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) que aponta entre os setores em destaque o de alimentos e bebidas, vestuário, calçados, brinquedos e perfumes.  
A pesquisa de vendas realizada pela Fecomércio demonstra que o ticket médio dos estabelecimentos foi de R$ 485,37, queda de 8,4% diante do ano passado, porém o maior entre as datas comemorativas de 2022 e o segundo maior em termos nominais no Natal dos últimos anos. Os dados foram levantados entre os dias 26 de dezembro de 2022 e 5 de janeiro de 2023, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.
Ainda, de acordo com pesquisa, a avaliação do consumidor no Natal 2022 confirmou que a taxa de efetivação de compras foi de 90,6%, o gasto médio foi de R$ 501,52 e o percentual de consumidores em melhor situação financeira cresceram em relação ao ano anterior. Quanto ao orçamento para a data, 58,7% o público respondeu que ficou dentro do planejado. O gasto médio de R$ 808,00 foi maior para quem extrapolou.
O presidente da CDL Chapecó, Edson Demétrio Piana, destaca que o Natal é a data mais importante para o comércio e, por isso, apesar de viver em um momento de incertezas econômicas, o consumidor não deixou de ir às compras, mesmo que com cautela. “Presentear no Natal é uma forma das pessoas expressarem solidariedade, gratidão e carinho aos familiares e amigos. Com isso, a data é muito valorizada pelas pessoas e altamente representativa para o comércio, que costuma ter o melhor período de vendas do ano. Embora o fim de 2022 tenha sido um período de precaução, Chapecó vive um bom momento com relação à geração de emprego e isso foi importante para que o comércio obtivesse um bom resultado”. 
De acordo com o diretor executivo, Jeancarlo Zuanazzi, a Campanha Natal Premiado representou um atrativo para geração de vendas, pois beneficiou os consumidores com a oportunidade de concorrerem aos vale-prêmios. A cada 200 reais em compras nas lojas associadas à CDL, o cliente ganhou uma unidade raspável que oportunizou concorrer a vale-compras, de acordo com o regulamento aprovado pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Economia.
Zuanazzi realça que ao todo foram 400 vale-prêmios de R$ 500,00, totalizando uma campanha de R$ 200.000,00, além do investimento em mídia e comunicação. “Aproveitamos para reforçar aos que eventualmente ainda não trocaram seu vale para que façam isso o quanto antes, pois a validade da raspadinha é até 180 dias do término da promoção, de acordo com o art.6º do Decreto nº 70.951/72”. 

O Natal é a data mais importante para o comércio e a procura por presentes costuma ser intensa. (Foto Banco de Imagens).

Veja também

Oportunidades de negócio em móveis e madeira é foco da Mercomóveis 201913/08/19 A contagem regressiva para a Mercomóveis 2019 já começou. A feira, que inicia nessa segunda-feira (19) e segue até a próxima quinta-feira (22) espera um público de cerca de 8 mil visitantes-compradores que apreciarão e terão a oportunidade de fazer bons negócios com mais de 100 marcas. O evento ocorre no Parque de Exposições Tancredo Neves......
Santa Catarina amplia as exportações de carne suína para a China15/10/19 A crise enfrentada pela China na suinocultura com o avanço da peste suína africana tem feito o gigante asiático comprar mais carnes de Santa Catarina. O país já responde por 57% de todo o faturamento catarinense com as......

Voltar para (Blog)