Postado em 22 de Junho de 2023 às 13h47

Usar diversos canais de atendimento é estratégico para o varejo

Sebrae/SC e Sicom lançam programa “Multicanais: o varejo na era digital” para impulsionar as vendas do setor
O programa será realizado de junho a novembro deste ano.
De que maneira a empresa se comunica com o mercado? Como é o atendimento ao cliente? Quais são as estratégias de venda? Realiza análise no pós-venda? Essas são algumas reflexões necessárias tanto para o ambiente físico quanto digital de um estabelecimento comercial. Para auxiliar na diversificação de acessos de atendimento e contribuir na elaboração de estratégias integradas em diferentes pontos de relacionamento com o público-alvo, o Sebrae/SC e o Sicom lançaram, nesta semana, o programa “Multicanais: o varejo na era digital”.
A iniciativa tem como objetivo auxiliar os responsáveis pela comunicação das empresas a utilizarem as mídias digitais como ferramentas de marketing para prospectar mais visibilidade, engajamento e lucro para o negócio. O programa é composto por cinco workshops presenciais, com especialistas que abordarão marketing digital, Instagram e Facebook, Canva para negócios, estratégias de vendas nas mídias digitais, WhatsApp Business, além de mais 40 horas de consultoria para cada uma das empresas participantes.
METODOLOGIA
O programa será realizado de junho a novembro deste ano. “Estamos honrados em executá-lo porque estaremos lado a lado desses pequenos negócios com nosso time de consultores para ministrar os workshops, esclarecer dúvidas dessa temática e sugerir soluções”, antecipa a coordenadora da Educação Corporativa do Senac Chapecó, professora Andréia Casagrande Begnini. O primeiro workshop ocorreu nesta semana, mas, ainda há vagas para participar.
De acordo com o analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, as etapas previstas compreendem medição do Índice de Maturidade Digital, presença digital com estratégias de mídias on-line e utilização de microlearning com envio de mensagens semanais voltadas ao fortalecimento e engajamento ao projeto. “A metodologia foi inspirada em uma moderna técnica de Omnichannel, que proporciona a concentração de todos os canais utilizados pela empresa para se comunicar com o cliente, sem distinção entre on-line e off-line”, argumenta.
UNIÃO DE ESFORÇOS
Segundo o diretor executivo do Sicom, Almeri Dedonatto, a diretoria atual da entidade está em uma jornada de proporcionar oportunidades aos associados que estejam interligadas com a missão institucional de fortalecer o comércio. “Como uma das primeiras ações esteve a visita ao Sebrae/SC, no qual somos parceiros de longa data, para propor uma provocação de estruturar uma ação personalizada à demanda regional. Atualmente 92% dos nossos associados, de uma base territorial que compreende 25 municípios, são micro e pequenas empresas”, relembra.
O próximo passo foi a realização da pesquisa denominada de Maturidade Digital, com amostragem do número de associados à entidade. O objetivo era de fazer a medição e compreender como estava o comércio em relação a utilização das mídias digitais. “E uma das principais constatações foi de que precisávamos ações para fortalecer essa área. Então, iniciamos a elaboração desse programa que é robusto, único e tem perspectiva de inovação do setor do comércio, sem contar que futuramente poderá se tornar uma referência para o Estado”, enfatiza.
“Já tínhamos pensado em desenvolver novos produtos e alternativas para fortalecer o comércio regional. A Unidade do Sebrae/SC em Chapecó é conhecida no Brasil por criar soluções para o agronegócio e por desenvolver empresários rurais. Porém, ao olharmos nossa base de dados observamos que precisávamos dar atenção para quase 12 mil estabelecimentos comerciais da região. Então, a demanda do Sicom casou com nossa necessidade de elaborar um produto diferenciado para esse setor”, explica o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.
Segundo o gerente regional do Sebrae/SC, ao analisar o comércio de maneira abrangente constata-se que os estabelecimentos não utilizam todos os canais de atendimento disponíveis na atualidade. “Infelizmente, a maioria das empresas, usa de maneira pontual, sem ver isso como estratégia de negócio. Contudo, se não trilharmos o caminho da evolução da produtividade continuaremos com elevado nível de mortalidade de micro e pequenas empresas. A pauta da inovação dos negócios deve ser diária”, finaliza.
CRONOGRAMA
18/07 – 8h às 17h30 – Instagram e Facebook para negócios
15/08 – 8h às 17h30 – Canva para negócios
19/09 – 8h às 12 horas – Estratégias para vendas
24/10 – 13h30 às 17h30 – WhatsApp Business
21/11 – 8h30 às 9h30 – Encerramento, entrega dos relatórios e finalização do projeto.
Local: Auditório Sicom
 
Link para inscrições: https://wa.me/5549988273849.
 
 
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A iniciativa tem como objetivo auxiliar os responsáveis pela comunicação das empresas a utilizarem as mídias digitais como ferramentas de marketing.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, enfatiza que a pauta da inovação dos negócios deve ser diária.

O diretor executivo do Sicom, Almeri Dedonatto, destaca o programa é robusto, único e tem perspectiva de inovação do setor do comércio.

O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, explica as etapas previstas no programa.

A coordenadora da Educação Corporativa do Senac Chapecó, professora Andréia Casagrande Begnini.

Empresas participantes do programa Multicanais: o varejo na era digital.

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