Postado em 09 de Maio de 2023 às 15h45

UniSENAI Campus Chapecó inicia segunda edição da Start Pré-Incubadora

Quinze acadêmicos participam do projeto com objetivos de fomentar o empreendedorismo e desenvolver soluções inovadoras para a indústria

Acadêmicos participarão de uma jornada na qual poderão validar suas ideias de produtos ou serviços

Transformar ideias em negócios. Esse é um dos objetivos da Start Pré-Incubadora do Centro Universitário UniSenai - Campus Chapecó. A iniciativa foi implementada no ano passado e, recentemente, foi lançada uma segunda edição com os acadêmicos de graduação da entidade, com a colaboração da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Os acadêmicos participarão de uma jornada na qual poderão validar suas ideias de produtos ou serviços, mostrando os modelos de negócios e sua viabilidade, com base na interação com o mercado.
O coordenador da Start Pré-Incubadora, Ademir Capeletto, salientou que o objetivo é estimular a criatividade e a colaboração, fomentando a criação de soluções inovadoras para novos negócios, além de fortalecer projetos que resolvam problemas da indústria. “O UniSENAI se preocupa não somente com a formação acadêmica, mas em proporcionar uma visão diferenciada do mercado para que, quando os acadêmicos atuarem nas indústrias ou como empreendedores, possam contribuir para o desenvolvimento e para que as empresas tenham um futuro promissor. Além disso, com a pré-incubadora também incentivamos o empreendedorismo e aproximamos os acadêmicos do ecossistema de inovação”.
A coordenadora de projetos da Fapesc no Oeste, Milena Nandi, destacou que os acadêmicos que decidiram participar desse desafio terão um diferencial. “É se propor a fazer algo a mais, a ser o ponto fora da curva e a Fapesc existe para isso: para auxiliar projetos e pessoas a fazerem diferença. Esse movimento dos professores e dos alunos é fundamental”, salientou, ao acrescentar que Chapecó possui a primeira sala de atendimento da Fapesc fora de Florianópolis, localizada no Pollen Parque Científico e Tecnológico. “O objetivo da sala também é ouvir as demandas, o que faz sentido ou não para a região para trazer projetos para o Oeste”, frisou.
A proponente do projeto aprovado e apoiado pela Fapesc, professora Creciana Maria Endres, enfatizou que são oito equipes com 15 participantes e que a intenção da Start é fomentar o empreendedorismo e apoiar os acadêmicos no desenvolvimento de soluções inovadoras. “Além de apoiar os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos, queremos criar oportunidades de conexão com agentes de inovação e empreendedorismo da comunidade local e estimular o desenvolvimento de negócios de cunho socioambiental que tenham impacto direto na formação prática e empreendedora dos acadêmicos, envolvendo conhecimentos integrados e relacionados à prática profissional”, sublinhou.
Outros objetivos da Start são formar acadêmicos empreendedores, competentes para se tornarem protagonistas de suas trajetórias de vida, além de fortalecer a conexão entre a academia e a indústria, a fim de impulsionar o empreendedorismo, a competitividade e a inovação da indústria catarinense.
“É uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional para os acadêmicos e esse também é o papel do UniSENAI, proporcionar a vivência de resolver problemas e de perceber oportunidades no mercado de trabalho”, realçou a diretora do UniSENAI - Campus Chapecó, Josiane Betat da Silva.

Ademir Capeletto salientou que o objetivo é estimular a criatividade e a colaboração

Objetivos são fomentar o empreendedorismo e desenvolver soluções inovadoras para a indústria

Milena Nandi destacou que os acadêmicos que decidiram participar desse desafio terão um diferencial

Participam oito equipes com 15 participantes

Veja também

Xaxim reduz em 99% o tempo de espera do empresário para iniciar as atividades30/03/22                 A Administração Municipal de Xaxim comemora a redução de 99% do tempo médio para abrir uma nova empresa no município. Esse resultado foi possível em virtude das medidas adotadas no processo de desburocratização, que conta com suporte do Programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com o......

Voltar para (Blog)