Postado em 11 de Outubro de 2023 às 15h20

Ultrassonografia complementa a avaliação funcional do Fisioterapeuta Hospitalar

Temática foi abordada, no último fim de semana, durante capacitação no Hospital Unimed Chapecó

A utilização da ultrassonografia por Fisioterapeutas é uma prática inovadora internado.

A utilização da ultrassonografia por Fisioterapeutas é uma prática inovadora na obtenção de evidências para avaliação de condições funcionais do paciente internado. Com essa visão a Unimed Chapecó, por meio do Corpo Técnico Profissional (Cotep) e do Centro de Educação Continuada, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC), promoveu no último fim de semana o Curso de Ultrassonografia para Fisioterapeutas no âmbito Hospitalar. Participaram da capacitação 20 profissionais que atuam nas mais diversas áreas do Hospital Unimed Chapecó.
         De acordo com a Fisioterapeuta e Coordenadora do Cotep do Hospital Unimed Chapecó, Fernanda Flores Desessards, o auxílio da ultrassonografia contribui para que os profissionais possam “avaliar funcionalmente as condições ventilatórias e musculoesqueléticas do paciente e mensurar a efetividade das práticas” nas Unidades de Terapia Intensiva (Neonatal, Pediátrica e Adulto) e nas Enfermarias. “Nossa intenção é utilizar esse exame de imagem na prática cotidiana para avaliar o paciente e acompanhar a eficácia dos recursos terapêuticos do início ao fim do tratamento”, antecipou.
         O Fisioterapeuta do Rio de Janeiro, mestre em Ciências da Atividade Física e instrutor do curso, Marcelo Terra, ressaltou que a ultrassonografia na atuação da fisioterapia começou a ser difundida há pouco tempo nas UTIs e nos consultórios médicos, e tem agregado para o fisiodiagnóstico e acompanhamento de alguns procedimentos. “É uma ferramenta que não emite radiação e durante um procedimento como ventilação não invasiva ou desmame da ventilação pode guiar o profissional. Importante enaltecer que por essa técnica é possível avaliar a eficácia da conduta oferecida ao paciente”, comentou.
         Os três pilares da ultrassonografia para o Fisioterapeuta são: diagnóstico, guiar procedimentos e auxiliar na efetividade do tratamento. Por isso, segundo o instrutor, a proposta da capacitação esteve voltada à possibilidade do profissional compreender a ferramenta e utilizá-la de maneira autônoma. “O Fisioterapeuta aprende a utilizar o equipamento, ajustar os parâmetros e compreender a leitura. Com isso, temos as possibilidades de avaliação pleuropulmonar, diafragmática, musculoesquelética durante o tratamento e aplicação de técnicas, como a eletroestimulação neuromuscular”, explicou.
         Como benefício direto para o paciente, o fisioterapeuta citou, a redução do tempo de hospitalização por proporcionar um tratamento eficaz e uma conduta terapêutica assertiva. “Temos a possibilidade de acompanhar o paciente melhor e adotar práticas mais eficientes. Além disso, evitamos procedimentos inadequados, dos quais o exame de imagem nos mostrará que não tem indicação para sua realização. Isso representa um grande avanço nas terapias oferecidas”, analisou.
         Para a participante do curso e Fisioterapeuta há um ano na Unimed Chapecó, Ana Luiza Peretti, a oportunidade foi extremamente enriquecedora por possibilitar mais qualidade no atendimento ao paciente, por meio de uma técnica prática de utilização diária que permite avaliação com resultado instantâneo. “Na cooperativa médica temos possibilidades de qualificação. Já participamos de simpósios, congressos, palestras e cursos. Então, percebemos a importância que a cooperativa médica dá para a atualização constante dos colaboradores, o que nos faz sentirmos seguros e reconhecidos”, expôs.
A Coordenadora Fernanda ressalta que a capacitação marcou o início das comemorações da Semana do Dia do Fisioterapeuta, comemorado em 13 de outubro, buscando valorizar o aperfeiçoamento constante dos profissionais, oferecendo um ambiente de melhoria contínua e retribuindo a dedicação de todos, através de momentos enriquecedores como esse, com profissionais de referência na área. “Que possamos sempre aplicar as inovações em nossa área de atuação, promovendo mudanças, agregando conhecimento, aperfeiçoamento técnico, e, por consequência, entregando uma assistência fisioterapêutica de qualidade aos pacientes atendidos”, planeja Fernanda.
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Veja também

Faesc/Senar-SC: Nota de pesar - ELOY LUIZ VACCARO30/08/21   A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) lamentam, com profunda consternação, o falecimento de   ELOY LUIZ VACCARO   Reconhecido como grande empreender e líder setorial, Vaccaro fundou o Sindicato Rural de Xanxerê e foi diretor da FAESC.......

Voltar para (Blog)