Postado em 19 de Fevereiro às 17h46

Turismo Rural no Oeste destaca belezas naturais durante o 25º Itaipu Rural Show

Região possui rotas que podem ser visitadas durante todo o ano 

A região Oeste de Santa Catarina é agraciada por belezas naturais no âmbito rural, que desenvolve a economia local. Os prefeitos de Lajeado Grande, Caibi e Anchieta participaram de um painel de turismo rural realizado no estande do Sebrae/SC durante o 25º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, mostrando os trabalhos que estão sendo realizados, a evolução desta área como fonte de renda e motivação para a sucessão familiar.
A gestora regional do programa Cidade Empreendedora no oeste Gabriela da Costa Heming ressaltou, durante a feira, o auxílio aos empreendedores para desenvolver projetos voltados ao turismo. Essa parceria com os municípios é muito importante. “Precisamos do setor público e dos empreendedores unidos para levar iniciativas como essa adiante. O Sebrae/SC possui inúmeros projetos, que só são possíveis quando todos que estão envolvidos pegam firme e fazem acontecer”.

Prefeitos das cidades de Lajeado Grande, Caibi e Anchieta, aproveitaram o painel de turismo durante o 25º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, para mostrar os trabalhos que estão sendo realizados nesta área

MAIS DE CINCO MIL TURISTAS EM CINCO MESES
Durante o painel, oprefeito de Lajeado Grande Anderson Elias Bianchi frisou o apoio do Sebrae como um identificador de oportunidades no município. “Através de metodologias conseguimos implementar uma rota de turismo rural em nosso município. A vida no campo melhorou muito com a internet, estradas de qualidade, mas temos que buscar novos incentivos para que as pessoas permaneçam na agricultura”.
Atualmente seis famílias integram a Rota da Ovelha e dos Sabores, sendo um atrativo turístico importante para Lajeado Grande, que recebeu nos últimos cinco meses mais de cinco mil turistas. “Mais três propriedades estão no processo de inserção na rota rural. Nossa perspectiva futura é que a gestão municipal consiga fornecer apoio para essa área continuar crescendo, assim como os outros setores do agronegócio, com uma base forte e consolidada”, projetou.

Durante o painel, o prefeito de Lajeado Grande Anderson Elias Bianchi, frisou o apoio do Sebrae como um incentivador de demandas do município

PROJETO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DOS MILHOS CRIOULOS
            Preservar tradições da gastronomia, ampliando a cultura local e incentivando a economia são alguns dos objetivos destacados pelo prefeito de Anchieta Ivan José Canci, com a iniciativa da Indicação Geográfica (IG), voltada ao Projeto dos milhos crioulos. O estudo do IG foi lançado em março de 2022 para promover o produto com padrão de qualidade, agregando valor. “O apoio e a consultoria técnica de longa data do Sebrae são fundamentais para que os projetos sejam executados e os empreendedores permaneçam motivados”, ressaltou Canci.
            Outros atrativos turísticos em Anchieta são: ar livre ecoturismo - rota com cachoeiras e gastronomia, balonismo, sítio Vale Vêneto, cervejaria Frisanco, rota rural na terra das sementes crioulas, Moinho de Pedra Wille. 

Prefeito de Anchieta Ivan José Canci, destacou a iniciativa da Indicação Geográfica (IG), voltada ao Projeto dos milhos crioulos

            CAPITAL CATARINENSE DAS FESTIVIDADES NATALINAS      
            Famosa pelo Doce Natal, evento que atrai um grande público, Caibi recebeu da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2015, o título de capital catarinense das festividades natalinas. O prefeito Éder Picoli enfatizou a missão de focar no turismo, com o apoio do Sebrae/SC. “O Natal é a melhor época do ano, e em nossa cidade o evento se destaca, pois, é feito pelos moradores, com mais de 30 dias de programação. O apoio do Sebrae foi fundamental para realizar esse evento e permanecer inovando anualmente”, comemorou.

O prefeito Éder Picoli enfatizou a missão de focar no turismo, com o apoio do Sebrae/SC

Veja também

Dia Nacional da Construção Social será comemorado em 17 de agosto09/08/19 Um dia de serviços em saúde, capacitação, cidadania e lazer para o trabalhador e sua família. Assim será o Dia Nacional da Construção Social, no dia 17 de agosto (sábado), das 13h às 17h,......

Voltar para (Blog)