Postado em 30 de Agosto de 2023 às 15h00

Treinamento prático favorece segurança e excelência no atendimento

Unimed Chapecó realiza simulado de princípio de incêndio com remoção de pacientes críticos e abandono de edificação

Treinamento prático simulou uma situação real de princípio de incêndio com remoção de pacientes críticos das UTIs e abandono da edificação.  

Segurança para tomada de decisão, eficiência para agir instantaneamente em situações críticas e domínio nos protocolos de atendimento para assegurar a manutenção da vida. Esses são alguns benefícios proporcionados aos profissionais da cooperativa que participam de treinamentos teóricos e práticos constantemente.
Com essa visão de que é possível aprimorar processos e garantir excelência nos serviços prestados, o Comitê de Gerenciamento de Crise da Unimed Chapecó realizou, nesta semana, um treinamento prático que simulou uma situação real de princípio de incêndio com remoção de pacientes críticos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e abandono da edificação.
Ao todo, participaram da organização e da realização do simulado aproximadamente 130 colaboradores voluntários e a equipe do 6ª Batalhão de Bombeiros Militar. O cenário compreendeu a remoção de cinco pacientes em situação crítica de saúde, sendo dois adultos, dois recém-nascidos e uma criança, além de uma mãe que acompanhava seu filho hospitalizado na UTI.
O simulado envolveu vários setores e espaços da cooperativa médica, como UTI Adulto, UTI Pediátrica e Neonatal, Ouvidoria, Núcleo de Gestão Estratégica e Orçamentária (NGEO), Corpo Técnico Profissional (Cotep), Sala de Treinamentos, Auditório 2, Serviço de Controle de Infecções Relacionadas a Assistência em Saúde (Sciras), Agendamento do Centro Cirúrgico, Gerência Hospitalar, Gerência de Promoção à Saúde, Núcleo de Qualidade em Saúde (NQS), Coordenação de Enfermagem, Gestão de Pessoas, Univocê, Secretaria, Telefonia, Jurídico e terceiros.
A técnica de segurança do Trabalho da Unimed Chapecó, Jancelete Paludo Santos, explicou que as áreas das UTIs foram escolhidas para o simulado de princípio de incêndio por atenderem pacientes críticos, dependentes de vários equipamentos hospitalares, o que aumenta consideravelmente o grau de dificuldade na remoção.
Os colaboradores são preparados para enfrentar situações adversas que podem acontecer no cotidiano, com foco em respostas rápidas e em decisões assertivas durante a gestão de crise. “Esses treinamentos práticos mantém as equipes treinadas e aprimoram constantemente a preparação delas, o que contribui para a segurança de todos”, ressaltou Jancelete.
A enfermeira da UTI Geral, Alcione Pozzebon, foi voluntária de um simulado pela primeira vez. “Todo esse processo de organização, execução e avaliação é muito interessante. Isso porque o treinamento prático mostra nossas falhas e fragilidades ao mesmo tempo em que nos instiga a raciocinar mais rapidamente de como atuar em situações de crise”, relatou.
Para Alcione, com o simulado os profissionais que trabalham na cooperativa médica – tanto na assistência ao paciente quanto nas áreas de apoio ou administrativas – se sentem capacitados e seguros sobre como agir em situações semelhantes a que vivenciaram. “Trabalho na Unimed há um ano e três meses e essa vivência de remoção de pacientes críticos foi muito importante para minha carreira”, analisou.
AVALIAÇÃO
Durante o simulado, vários critérios foram analisados, como a conduta das equipes de remoção (de pacientes, dos acompanhantes, dos colaboradores), dos bombeiros militares e dos brigadistas, além do tempo de resposta. “Nossa avaliação é positiva. As equipes de brigada, remoção de pacientes e de evacuação atuaram imediatamente, cada qual assumindo e cumprindo seu papel dentro do Plano de Preparação e Respostas a Desastres e Emergências”, antecipou Jancelete.
As próximas medidas previstas no treinamento prático preveem reunião com os participantes para discussão dos pontos positivos e das oportunidades de melhorias, elaboração de relatório do simulado, planejamento e elaboração de plano de ação e execução das medidas propostas. Os simulados são realizados em cumprimento ao padrão de acreditação Qmentum Internacional Diamond.
Treinamento prático simulou uma situação real de princípio de incêndio com remoção de pacientes críticos das UTIs e abandono da edificação.

Ao todo, participaram da organização e da realização do simulado aproximadamente 130 colaboradores voluntários e a equipe do 6ª Batalhão de Bombeiros Militar.

O cenário compreendeu a remoção de cinco pacientes em situação crítica de saúde, sendo dois adultos, dois recém-nascidos e uma criança.

O cenário compreendeu a remoção de cinco pacientes em situação crítica de saúde, sendo dois adultos, dois recém-nascidos e uma criança.

As áreas das UTIs foram escolhidas para o simulado de princípio de incêndio por atenderem pacientes críticos, dependentes de vários equipamentos hospitalares.

As áreas das UTIs foram escolhidas para o simulado de princípio de incêndio por atenderem pacientes críticos, dependentes de vários equipamentos hospitalares.

Veja também

Voltar para (Blog)