Postado em 17 de Maio de 2023 às 17h00

Tendências e gestão de benefícios são explanados no Café & Gestão da ACIC

Associados acompanharam apresentação sobre o tema nesta quarta-feira (17)

Evento abordou tendências da gestão de benefícios para o RH

Atrair e reter talentos é uma tarefa cada vez mais complexa para os departamentos de recursos humanos das empresas. Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso pensar além do salário, mas em políticas de benefícios, cultura organizacional e plano de carreira para cativar novos profissionais e manter a motivação da equipe.
Pensando em auxiliar os associados a pensar e planejar ações nesse sentido, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, nesta quarta-feira (17), o projeto Café & Gestão, com explanação sobre “Tendências da Gestão de Benefícios para o RH”, com o superintendente de gente e gestão do Sicoob MaxiCrédito, Ederson Tomasi da Silva, que falou sobre benefícios obrigatório e espontâneos.
De acordo com Ederson, a política de benefícios da empresa é uma ferramenta para recompensas, sendo, inclusive, uma alternativa para a redução de custos com gastos fixos, com impostos, encargos trabalhistas e previdenciários. “Usualmente, se fala muito em vales alimentação, refeição e transporte, além de plano de saúde, mas hoje o mercado está trabalhando com concessão de benefícios voltados a questões de família, de educação, de viagem, de proporcionar experiências para o colaborador”, frisou, ao acrescentar que é preciso ter um olhar mais amplo para as pessoas.
Ele explicou que é responsabilidade da empresa oferecer 13º salário, férias, aposentadoria, FGTS, salário maternidade, horas extras, adicionais noturno, de insalubridade e periculosidade, entre outros. Entre os benefícios espontâneos citou gratificações, assistência médico-hospitalar e odontológica, auxílio moradia, estacionamento, cestas natalinas, brindes e planos de saúde. Como tendências, citou incentivos financeiros como crédito consignado, folgas remuneradas, previdência privada empresarial e consultoria financeira.
Também citou os benefícios na área de saúde, que incluem auxílio academia, ginástica laboral, plano de saúde mental e horário flexível. Benefícios de entretenimento também foram explanados, entre eles, auxílio cultura, trabalho remoto, plano de férias, short friday, eventos organizacionais e day off no aniversário. Auxílio educação, auxílio creche, educação financeira, incentivos a cursos e workshops, participação em feiras e viagens internacionais integram os benefícios na área da educação.
Ederson enfatizou, ainda, a importância de comunicar a política de benefícios da empresa para os colaboradores. “Muitas vezes não se trata de dinheiro, mas de um serviço que é ofertado e, se não for bem comunicado, o colaborador pode perceber que tinha o benefício só quando o perder. Ações de comunicação são fundamentais para gerar resultados efetivos na questão de retenção e engajamento”, realçou.
Outro aspecto que precisa ser levado em consideração é o alinhamento com a estratégia organizacional. Ederson ressaltou que, ao planejar os benefícios, é preciso ter atenção a três questões: o perfil do negócio, o perfil dos empregados e os objetivos gerais dos colaboradores. “Sempre dê sentido ao que estiver fornecendo e vincule com a estratégia organizacional ou a cultura da empresa. Avalie os colaboradores, pois nem todos dão o mesmo valor para o que é ofertado e concedido pela empresa”, concluiu.
O presidente da ACIC, Lenoir Broch, e a segunda vice-presidente, Luiza Utzig Modesti, fizeram a abertura do evento e enfatizaram a importância de os associados participarem das ações promovidas pela entidade para adquirir conhecimento, promover networking e, consequentemente, desenvolver as empresas. A programação também contou com apresentação de ferramentas que a ACIC disponibiliza aos associados para a gestão de RH e para contribuir estrategicamente na retenção de talentos e no reconhecimento dos colaboradores.

Associados da ACIC participaram do Café & Gestão

Ederson Tomasi da Silva explanou sobre benefícios obrigatório e espontâneos

Associados participaram de um momento para adquirir mais conhecimentos

Café & Gestão ocorreu nesta semana

Luiza Utzig Modesti e Lenoir Broch deram as boas-vindas aos associados

Léo Wordell, Marcia Franzen, Ederson Tomasi da Silva, Daniela Gonçalves da Rosa e Juliano Fideles
 

Veja também

Rota de Turismo Rural no Oeste: Um roteiro aconchegante e cheio de delícias te aguarda em Arvoredo09/08/19 Investimento para valorizar o potencial e a tradição do interior. O turismo rural é isso: uma oportunidade de mostrar o que o campo tem a oferecer em forma de lazer, gastronomia e empreendedorismo. E foi com esse incentivo – iniciativa do Sebrae/SC e da Prefeitura – que foi lançada na tarde dessa quinta-feira (8) a Rota de Turismo Rural Delícias do Arvoredo. O......
Contribuição Sindical Rural pode ser paga até este sábado 22 de maio19/05/21 A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta aos produtores rurais que a Contribuição Sindical Rural (CSR) da Pessoa Jurídica e Pessoa Física vence neste sábado, dia......

Voltar para (Blog)