Tendências do varejo no pós-pandemia e estratégias para melhorar as vendas
Criatividade para resolver problemas, adaptabilidade com as nuances do mercado, automatizar as tarefas que são mais adequadas à tecnologia, cultivar o otimismo e trabalhar com determinação e protagonismo. Essas foram algumas orientações transmitidas pela consultora credenciada ao Sebrae/SC Patrícia Nascimento dos Santos na palestra on-line “Varejo: como melhorar a performance em vendas”. O evento promovido pelo Sebrae/SC reuniu virtualmente mais de 150 participantes de microempresas e empresas de pequeno porte.
Com apresentação de ideias inspiradoras, que podem ser adaptadas em diversos segmentos, Patrícia abordou as lições aprendidas com a pandemia e o que muda no jeito de atender no varejo com a crise sanitária. “As percepções das pessoas estão muito aguçadas, por isso além da empresa seguir as recomendações de prevenção à covid é necessário que o cliente se sinta seguro. Uma pesquisa global aponta que 35% das pessoas pretendem gastar muito menos quando a pandemia acabar. Então, para atingir quem deseja comprar a empresa precisa ter agilidade, rapidez, disponibilidade e relacionamento”, reforçou.
Ao analisar as tendências que permanecerão no pós-pandemia, Patrícia citou aceleração do uso digital, preocupação com a saúde, priorização para saídas necessárias, compras localmente e pela web e opções de entregas (em casa, drive-thru ou aquisição pelo aplicativo para retirada na loja). “Atualmente, 98% dos brasileiros usam o WhatsApp para fazer negócios, por isso é necessário cuidar a imagem que está no perfil e as estratégias utilizadas. Por exemplo, recebi de uma loja fotografias do produto com preço e outra com uma pessoa vestindo aquela roupa. Isso faz com que eu já tenha as informações iniciais e visualize se a peça ficará bem no corpo. Quanto questionei sobre outro item a vendedora me enviou um look completo, o que instiga a gastar mais pela associação da composição”, explicou.
Patrícia também explicou que os profissionais de vendas precisam cultivar o otimismo, que contagia toda a equipe, além de terem protagonismo, determinação e planejamento. Direcionado aos líderes a consultora citou três mentiras das quais não podem acreditar: “eu sei o que motiva meus funcionários”; “quanto menos conflitos tivermos, melhor” e “minha equipe sabe que eu os aprecio”. De acordo com Patrícia, o mercado precisa de líderes mais motivadores para que os resultados aconteçam. “Estudos apontam que 95% deles relatam que suas capacidades de gerenciamento de crise precisam ser aprimoradas. Na hora da turbulência se você não estiver protegido não conseguirá salvar nada e ninguém”, finalizou ao comentar a importância da inteligência emocional.
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