Postado em 22 de Agosto de 2023 às 13h21

Smaniotto Relojoias e Ótica: uma trajetória de sonho e sucesso

Erick Forti Smaniotto e José Osvaldo Smaniotto (Foto: arquivo pessoal).

Em 1979 José Osvaldo Smaniotto fundou a Smaniotto Relojoias e Ótica, localizada no município de Coronel Freitas, no oeste catarinense. Uma loja que não vende joias, mas sim sonhos! E, seguindo os passos do pai, hoje Erick Forti Smaniotto é sócio-proprietário da Smaniotto Relojoias e Ótica e também da Apogeu Joias.
“Meu crescimento no ramo empresarial aconteceu de forma progressiva e natural devido ao fato de ter convivido dentro da nossa empresa. Desde muito pequeno, acompanhava meu pai realizando seus afazeres como: atendimento ao cliente, compra de mercadorias, gestão do negócio e consertos de armações e relógios. Essa oportunidade me auxiliou a entender como superar os desafios do ramo empresarial no Brasil e que o sucesso de uma empresa se deve principalmente ao seu esforço, dedicação e gestão do negócio”, explica Erick.
De acordo com Erick, esses pilares fazem com que a Smaniotto seja referência na comercialização de joias, relógios, armações, lentes oftálmicas, óculos solar e artigos. “Acredito que todo empresário deve ter uma veia empreendedora sempre buscando inovações, juntamente com uma vontade muito forte de crescer. Devemos cuidar para não cairmos na zona de conforto. No meu caso posso citar que me sentia frustrado toda vez que um cliente vinha até nós e não entregávamos uma joia como o cliente idealizou, pelo fato de nossos fornecedores e ourives não conseguirem fabricar a peça ou por preços excessivos”, comenta.
APOGEU - JOIAS COM A TECNOLOGIA 3D
Pensando em solucionar o problema de inovar no mercado e estar próximo do cliente, Erick começou, juntamente com o novo sócio Victor Daga, a procurar maneiras de fabricar joias. Surgiu assim a Apogeu. Empresa que tem como objetivo transformar os sonhos dos clientes em realidade, utilizando tecnologia 3D no processo.
“Projetamos as joias utilizando softwares CAD, mostramos para o cliente um render, com isto é possível simular como a joia ficará depois de pronta com todos os seus detalhes. Realizamos impressão de moldes com uma impressora 3D, com este processo trazemos para o mundo real o projeto que desenhamos e o cliente pode ver, tocar e até provar o protótipo. Neste processo é possível ajustar e melhorar ainda mais alguns detalhes. Fundimos os moldes com a utilização de um forno, adicionamos o metal, seja prata ou ouro. Por fim, fazemos o acabamento e também adicionamos pedras sintéticas ou naturais para deixar as joias perfeitas como o cliente sonhou”.
SUPERANDO AS DIFICULDADES - ALI PRODUTIVIDADE
Erick comenta que logo no início da empresa começaram a surgir dificuldades, e foi quando apareceu a oportunidade de participar do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), na categoria produtividade do Sebrae.
“Fiz a inscrição e logo em seguida conheci a agente de inovação Naiara Fiorini, que com visitas periódicas nos auxiliou no planejamento e na execução de um plano de ação que engloba várias áreas. Exemplo disso é o crescimento nas redes sociais a partir de um Instagram próprio @apogeujoias aumentando o número de postagens e interações com nosso público-alvo e a criação de um site “Apogeujoias.com”, onde disponibilizamos nossas joias para que qualquer pessoa do Brasil consiga comprar no conforto da sua casa”, comemora.
Ainda, segundo Erick, junto com o Sebrae, foi elaborada uma pesquisa com clientes da Smaniotto Relojoias e Ótica, para coletar informações sobre as joias que mais gostam e utilizam, cor das pedras que mais preferem dentre outras perguntas. Com essas informações em mãos foi possível estudar o público-alvo e direcionar melhor o negócio.
“Através deste programa do Sebrae, tivemos a oportunidade de apresentar nossa empresa para mais de 30 empresários da região oeste catarinense como um case de sucesso, trazendo assim mais visibilidade para a Apogeu. Essas iniciativas já estão impactando nos resultados, seja na captação de novos clientes e também no aumento de vendas. Um exemplo é que no mês de julho de 2023 tivemos um aumento de 300% na venda de anéis de prata em relação ao mesmo mês do ano passado. Enfim, espero que estas novas ações desenvolvidas juntamente com o Sebrae sejam apenas o começo de um próspero crescimento da Apogeu e que possamos alcançar o maior número possível de sonhos realizados com nossas joias”, finaliza.
PROGRAMA ALI DO SEBRAE
De acordo com a Agente Local de Inovação na categoria Produtividade, Naiara Fiorini, que acompanhou o trabalho realizado na empresa de Erick e Victor, durante conversa com os empresários, percebeu o potencial de fabricar as joias no local, com uma ideia inovadora.
“O processo de acompanhar a criação, utilizando a tecnologia 3D para ver a joia antes de realmente ficar pronta, envolve muito o cliente e traz um diferencial. Junto com eles fizemos um planejamento em um evento na loja, para expor essa novidade e assim ter esse diferencial no mercado, além de conhecer os clientes. Todo esse potencial estava com eles, nós ajudamos para que isso se tornasse realidade e orientamos o processo”.
Foi feita uma movimentação nas redes sociais, Instagram e sites, para divulgar ainda mais essa ideia, tornando ela muito visual, como é hoje.
O Programa Agentes Locais de Inovação existe há mais de 12 anos ajudando a criar negócios mais fortes e lucrativos. Em 2010, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), se tornou parceiro e possibilitou a abrangência nacional da ação. Em 2020, integrou-se ao Programa Brasil Mais, uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a produtividade e gerar mais transformação digital aos pequenos negócios, por meio de melhorias rápidas e de alto impacto.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.   

Empresa tem como objetivo transformar os sonhos dos clientes em realidade, utilizando tecnologia 3D no processo (Foto: arquivo pessoal).

Veja também

Santa Catarina lidera ranking de declaração anual de MEIs07/05/21             Santa Catarina foi o Estado que proporcionalmente mais entregou a Declaração Anual de Rendimento da MEI (DASN-SIMEI) 2021, representando um número de 41,21%. Apesar de liderar o ranking entre os Estados, o prazo para a entrega da declaração termina dia 31 de maio, e 59% dos MEIs catarinenses ainda não entregaram a sua......
Faesc: a agricultura e a indústria de alimentação não podem parar 23/03/20 A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) fez um apelo para que o governo, a sociedade, os organismos estatais de fiscalização não criem nenhum obstáculo ao pleno funcionamento das......

Voltar para (Blog)