Postado em 18 de Abril de 2023 às 13h51

SISTEMA OCESC: Profissionais participaram do 17º Encontro de Comunicadores em Florianópolis

Trocar ideias e ampliar o conhecimento a respeito de temas relevantes das áreas de comunicação e marketing é o objetivo do evento (Foto: divulgação).

Trocar ideias e ampliar o conhecimento a respeito de temas relevantes das áreas de comunicação e marketing é o objetivo do evento, realizado pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC). Com o tema “Comunicação Estratégica e a Evolução do Mercado”, o encontro foi realizado em Florianópolis, na última semana.
“Por que investir em Endomarketing” foi a abordagem inicial, conduzida pela Doutora em Ciências da Comunicação, Marlene Marchiori. O endomarketing e seus pilares; a comunicação interna, e aspectos como identidade, imagem e reputação nortearam a apresentação, com reflexões propostas pela palestrante no intuito de atentar para a responsabilidade dos departamentos de comunicação e marketing nas cooperativas. “Comunicação vai além de informar. Não existe organização sem comunicação”, disse Marlene ao destacar que o processo deve iniciar nas lideranças, que precisam se capacitar para o fortalecimento das competências comunicacionais.
            A mestre em Gestão e master trainer, Andrea Saad, abordou o tema “Storytelling: a arte de encantar, engajar e conectar”. Andrea chamou a atenção para a chamada economia da atenção. Ela é resultado da quantidade de informação disponível nos dias de hoje, que gera a necessidade de alocar a atenção de maneira eficiente, em meio à abundância de fontes e informações. É aí que, segundo ela, entra o storytelling, como estratégia de comunicação. Ao destacar as etapas para contar uma boa história, a profissional salientou “Storytelling é uma competência e uma habilidade fundamental para qualquer profissional que queira se diferenciar e crescer no mercado”.
            “O impacto positivo da conscientização da escuta na comunicação pessoal e profissional” foi o assunto apresentado pelo comunicólogo, escritor, psicoterapeuta e professor de pós-graduação, Pedro Cordier. “A escuta positiva é uma ponte de acesso ao aprendizado e de conexão com a sua melhor versão e com a melhor versão do outro”, afirmou. Pedro destacou que ‘escutar mais’ também facilita diálogos, melhora a convivência, diminuindo assim os conflitos e elevando o nível dos resultados da comunicação. “Em um cenário em que todos estão falando, quem está escutando?”, questionou.
            INSTITUCIONAL
            A programação do evento também contou com a apresentação case da Cooperalfa, de Chapecó, que expôs a estrutura de comunicação da cooperativa. A jornalista Sidivânia Peroza relatou sobre a evolução dos principais canais, entre eles: o informativo, jornal, revista e podcast. Já a estrutura e produção de conteúdo do Alfa TV, foi abordado pela jornalista Andressa Sanssanoviez.
            O presidente do Sistema OCESC, Luiz Vicente Suzin, prestigiou o evento e destacou o papel dos profissionais da comunicação na divulgação das informações sobre o cooperativismo. “Todo esse trabalho une as cooperativas e ajuda a fomentar o crescimento do sistema em todo o Estado”, pontuou.
            O evento foi encerrado com a apresentação dos números do cooperativismo catarinense para a imprensa de Florianópolis, feita por Suzin, juntamente com o superintendente do Sistema OCESC, Neivo Luiz Panho.
 
Veja as fotos do evento: 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC

 

Veja também

Comércio tem mais de 5 mil empresas e gera 20 mil empregos no município26/08/20 Chapecó, 1917. A área de 14.053 Km² abrangia o que é hoje toda a região oeste catarinense, onde os pinhais rodeavam o pequeno povoado cortado por rios de águas límpidas, chamado Passo dos Índios (Mônica Hass - 2003). O território era essencialmente rural quando os primeiros desbravadores chegaram para construir o município que completa 103......
Sustentabilidade é uma grande oportunidade para a cadeia produtiva10/04 As exigências do mercado global pela produção sustentável de alimentos estão cada vez maiores e, embora ainda sejam vistas como um grande desafio, devem ser encaradas como oportunidade econômica para o setor ...

Voltar para (Blog)