Postado em 28 de Agosto de 2023 às 16h30

Sistema FAESC/SENAR presente no evento de 10 anos do “Novos Caminhos”

Programação também contou com nacionalização do programa

Representantes do Senar/SC estiveram presentes no evento de comemoração dos 10 anos do Programa, na terça-feira (22) (Foto: Divulgação/FIESC).   

O Sistema FAESC/SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) é parceiro do Programa Novos Caminhos e reforçou, na última semana, durante celebração comemorativa, a importância de estar junto em uma ação tão importante para o futuro de muitos jovens e adolescentes que vivem em serviços de acolhimento no estado.
 A iniciativa surgiu em 2013, a partir de uma parceria inicial da Federação das Indústrias (FIESC), Tribunal de Justiça (TJSC) e Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), aos quais, posteriormente, se aliaram outras instituições públicas e privadas. A celebração foi marcada, na última terça-feira (22), por um ato de homenagens no auditório Teori Zavaski, do TJSC, seguido de debates e palestras sobre o tema. Representantes de outros seis estados estiveram em Florianópolis para conhecer a ação.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, cumprimentou os idealizadores do Programa Novos Caminhos pelo sucesso nesses 10 anos de atividade e destacou a satisfação em aderir à parceria no ano passado. “Entendemos que é uma iniciativa fundamental para que os jovens obtenham conhecimentos e oportunidades para um futuro próspero e com qualidade de vida”.
Entre as ações realizadas pelo Sistema Faesc/Senar, neste ano, estiveram os cursos de Olericultura básica; Boas práticas de manipulação de alimentos; Visita em propriedades rurais, Projeto Plantando para o futuro – horta escolar e Produção caseira de pães e biscoitos.
De acordo com a técnica em Atividades de Formação Profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt, as atividades contemplaram oito ações envolvendo 111 participantes. “Além disso, o Senar participou de campanhas, como por exemplo, a Dignidade Menstrual com a doação de mais de 38.400 unidades de absorventes”.
EXPRESSÃO
Desde que começou, o Programa Novos Caminhos atendeu um total de 13,5 mil matrículas em cursos de educação básica e 1.156 contratos de emprego ou estágio, proporcionados por 717 empresas. “Este programa não representa apenas educação, conhecimento, empregabilidade ou saúde para as crianças e adolescentes. Representa também cidadania e, acima de tudo, esperança”, disse o diretor institucional e jurídico da FIESC, Carlos José Kurtz, que representou o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar.
“Nestes dez anos, testemunhamos a realização de sonhos, que antes pareciam inatingíveis”, destacou o primeiro vice-presidente do TJSC, desembargador Altamiro de Oliveira. A primeira vice-presidente da AMC, Janiara Maldaner Corbetta, observou que a iniciativa tem forte influência na vida dos jovens atendidos.
HOMENAGENS
As homenagens reconheceram entidades e pessoas que contribuíram para o Novos Caminhos. Foram agraciados jovens egressos, pioneiros, como o ex-presidente da FIESC, Glauco José Côrte, o ex-coordenador da Infância e da Adolescência, desembargador Sérgio Heil e empresas.
PARCERIAS
Após a FIESC, TJSC e AMC, se integraram ao programa como parceiros o Ministério Público (MPSC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), Federações da Agricultura (FAESC) e do Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG) e Centro Integrado Empresa Escola (CIEE).
NACIONALIZAÇÃO
A nacionalização do Novos Caminhos começou a se tornar realidade com a assinatura, em 14 de março, de um acordo de cooperação técnica entre os tribunais de Justiça de Santa Catarina e do Amazonas, o Conselho Nacional de Justiça e a Corregedoria Nacional de Justiça.
Além disso, com o objetivo de acelerar a nacionalização do programa Novos Caminhos, o TJSC realizou nesta quarta-feira (23) visita técnica para magistrados e servidores dos Tribunais de Justiça do Pará (TJPA), Alagoas (TJAL), Amapá (TJAP), Rio Grande do Sul (TJRS) e Tocantins (TJTO). O evento na sede do Senai, em São José, contou ainda com representantes do Senar/SC e do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que foi o primeiro a replicar a iniciativa, e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Novos Caminhos oferece capacitação e encaminhamento ao mercado de trabalho a crianças e adolescentes em medida protetiva de acolhimento, para uma vida autônoma.
O programa, sob a responsabilidade da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ/TJSC), foi nacionalizado pela Corregedoria Nacional de Justiça por meio da Diretriz n. 11/2023/CNJ. A intenção da visita foi apresentar como funciona o programa no Estado, o papel do magistrado ou magistrada, a relação com as empresas parceiras e o tratamento com os jovens acolhidos. Magistrados e servidores visitaram as salas de aula e alguns laboratórios dos cursos de eletricista, programador e assistente administrativo.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que o programa é valioso para o desenvolvimento dos jovens e merece tornar-se uma ação nacional. “O programa tem sido essencial para transformar o futuro de milhares de jovens catarinenses e, agora, possibilitará que o público-alvo de todo o país seja beneficiado e tenha um futuro com oportunidades”.
*Com informações da Fiesc e TJSC.

Equipe estadual do Novos Caminhos, durante comemoração dos 10 anos do Programa (Foto: Divulgação/Sistema Faesc/Senar-SC).

Ações do Senar/SC foram apresentadas durante evento de nacionalização do programa, na quarta-feira (23) (Foto: Divulgação/Sistema Faesc/Senar-SC).    

Encontro do dia 23 teve por objetivo acelerar a nacionalização do programa Novos Caminhos. (Foto: Michael Gonçalves/TJ-SC).   

Veja também

Voltar para (Blog)