Postado em 04 de Dezembro de 2019 às 17h24

Sistema Faesc/Senar participa de eventos do Movimento SC pela Educação

Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), participaram dos eventos do Movimento SC pela Educação, realizados em São Miguel do Oeste, São José, Criciúma, Lages e Chapecó, que visa mobilizar, articular e influenciar os setores econômicos e o poder público para melhorar a educação quanto à escolaridade, qualificação profissional e qualidade do ensino.
A união de forças em favor da educação foi destacada pela Técnica em Atividade de Formação Profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt, que juntamente com superintendente do SENAR/SC Gilmar Zanluchi, ocupa cadeira no Comitê Técnico Estadual do Movimento. “As federações, junto com o poder público, por meio das secretarias estadual e municipais de educação, além de instituições de ensino superior, atuam em conjunto para elevar a escolaridade básica e discutir a qualidade e o futuro da educação, buscando soluções para um dos objetivos do Movimento que é proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa”.
No Brasil, os desafios são grandes. A taxa de analfabetismo no país foi de 7% em 2018 (o que correspondia a 11,5 milhões de pessoas), variando de 14,8% no Nordeste a 3,6% no Sul. Para pessoas negras ou pardas, essa taxa (9,9%) era mais que duas vezes a das brancas (4,2%). Mais da metade da população de 25 anos ou mais no Brasil possuía apenas até o ensino fundamental completo. Entre as pessoas de 60 anos ou mais de idade, a taxa de analfabetismo chegou a 20,4%, sendo 11,7% para os idosos brancos e 30,7% para os idosos negros ou pardos.
O presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, destacou que a Federação incorporou-se ao Movimento Santa Catarina pela Educação por compreender que o único caminho para o desenvolvimento cultural e econômico consiste na preparação de todos para os desafios dos novos tempos. “Por meio do SENAR, estamos desenvolvendo esforços para a formação das novas gerações e a qualificação e requalificação dos adultos, habilitando-os às novas exigências das atividades laborais e empresariais da agricultura e do agronegócio. Sabemos que a participação da família reflete diretamente em melhorias nos índices dos alunos e na qualidade do ensino e, no meio rural, isso é ainda mais evidente porque melhora não apenas a produtividade, mas a qualidade de vida de todos os envolvidos”.
Em Santa Catarina o índice de analfabetismo é de 3,7% da população masculina (89.939 homens) e 4,3% da feminina (107.403 mulheres). O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, reforçou que o Movimento visa mobilizar, articular e influenciar os setores econômicos, o poder público e os demais envolvidos para melhorar a educação quanto à escolaridade, qualificação profissional e qualidade do ensino. “A educação é um fator de melhoria da produtividade e de aumento da competitividade tanto das empresas quanto dos produtores rurais”.
MATRÍCULAS
As matrículas na EJA no Brasil foram de 3.367.000 em 2007, 2.182.000 em 2015 e 2.172.716 em 2017 no ensino fundamental. No ensino médio foram 1.618.000 matrículas em 2007, 1.207.198 em 2015 e 1.425.812 em 2017. O professor da Universidade Federal da Paraíba e coordenador da Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em Educação de Jovens e Adultos, Timothy Denis Ireland explicou que o aprendizado e a educação de adultos incluem múltiplas oportunidades de aprendizagem, entre elas alfabetização e habilidades básicas; a formação contínua e o desenvolvimento profissional; a cidadania ativa, por meio do que é conhecido também como educação comunitária, popular ou liberal.
Os objetivos da EJA destacados pelo professor são equipar as pessoas com as capacidades necessárias para que exerçam e realizem seus direitos e assumam controle de seus destinos; promover o desenvolvimento pessoal e profissional, apoiando, assim, o envolvimento mais ativo dos adultos com suas sociedades, comunidades e ambientes; promover o crescimento econômico sustentável e inclusivo e perspectivas de trabalho decente para os indivíduos. “São, portanto, ferramentas cruciais para gerar riqueza, melhorar a saúde e o bem-estar e contribuir para sociedades de aprendizagem sustentáveis”, salientou.
WORKSHOP NOS MUNICÍPIOS
Os desafios para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Chapecó no século 21 foi o tema da palestra do Seminário Boas práticas na educação de Jovens e adultos, com o objetivo de fortalecer o ecossistema da EJA e sensibilizar os empresários da importância da educação básica para a competitividade. Em Criciúma, o Movimento teve como enfoque “Educação como propulsora da produtividade”. São Miguel do Oeste abordou “Por que Investir em Educação de Jovens e Adultos?”, com o intuito de incentivar o desenvolvimento sustentável socioeconômico do Estado. Lages abordou a “Educação como propulsora da produtividade”.Educação como fator chave da melhoria de resultados, foi o enfoque do evento de São José.
Após as palestras, foram apresentados os casos de sucesso em educação. Em Criciúma, o técnico da ATEG de Araranguá,  Ricardo Alexandre Nunes Borges, ressaltou a importância do Movimento e das ações realizadas pelo programa. “A ATeG contribui para a área de produção, de gestão e orienta os produtores a mudar o seu comportamento mediante situações difíceis. O nosso objetivo, junto ao Movimento, é oferecer educação continuada no campo, que geram bons resultados, lucratividade, melhorias no manejo de animais e, ainda, qualidade de vida aos produtores e seus familiares.

Em Chapecó, a professora Venida Flesch Rover explanou sobre a EJA do SESI/SENAI. Em Lages, a representante da Florestal Gateados Daniela De Jesus, contou de que forma as ações são aplicadas na empresa. Os cidadãos, ainda, puderam visitar os estandes do Senar/SC e tirar dúvidas sobre os cursos ofertados. Em São José, a representante da JBS, Odete Testa, conta que a empresa iniciou o curso EJA para a formação de funcionários. Em São Miguel do Oeste, Ireland explicou que o aprendizado e a educação de adultos incluem múltiplas oportunidades de aprendizagem e enfatizou que são essenciais para gerar riqueza, melhorar a saúde, o bem-estar e contribuir para práticas sustentáveis”.

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