Postado em 24 de Agosto de 2022 às 17h21

Sindicont participa de debate sobre os desafios da profissão contábil

Encontro ocorreu na Unoesc Chapecó e marcou a abertura das atividades letivas do segundo semestre do curso de Ciências Contábeis

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
            As mudanças na contabilidade nas últimas décadas, o mercado de trabalho, como a pandemia de covid-19 modificou o setor contábil, quais características técnicas e emocionais são importantes na formação dos contadores e as perspectivas futuras da profissão foram os temas debatidos na última semana, na aula magna do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Chapecó. O evento marcou a abertura das atividades letivas do segundo semestre e teve como tema “Os desafios da profissão contábil: você está preparado?”.
A atividade contou com um debate com participação do presidente do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), Everton Alberto Bortolotto, do presidente da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc), Dalvair Jacinto Anghében, e foi mediado pela professora Viviane Krein.
            Bortolotto destacou que as principais mudanças dos últimos anos foram em relação às inovações tecnológicas, sendo a principal a automatização de processos. “Tudo passou a ser digital. A redução de papel nos escritórios é evidente”, frisou, ao acrescentar que os servidores em nuvem são outra mudança importante. Isso não tem afetado o número de vagas de emprego, pois o mercado de trabalho na área está aquecido, com alta empregabilidade.
Quanto à pandemia, o presidente do Sindicont realçou que uma das grandes alterações foi comportamental, com o aumento do trabalho remoto. Esse período também exigiu que os profissionais tivessem agilidade na interpretação das medidas provisórias publicadas pelo governo.
A importância da qualificação técnica foi outro destaque do debate. “Os estudantes precisam ter conhecimento contábil, mas também em outras áreas, além de estarem atentos às inovações tecnológicas. O profissional da área tem que ter perfil analítico e raciocínio lógico e, como em todas as profissões, inteligência emocional”, salientou Anghében.
Outro tema abordado foi sobre as perspectivas da profissão. De acordo com os presidentes do Sindicont e da Fecontesc, não se visualiza redução em relação ao mercado contábil, pois no Brasil é exigido um contador para todas as empresas e entidades. Além disso, o profissional é fundamental para interpretar a complexa legislação tributária.
Entre as dicas dos dirigentes das entidades para os estudantes, estão se dedicarem no aprendizado e se manterem sempre atualizados.
            O vice-reitor da Unoesc Chapecó, Carlos Eduardo Carvalho, esteve presente no evento e destacou a importância da participação das entidades de classe na universidade, reforçando a parceria da Unoesc para ações futuras. A coordenadora do curso, Daiane Pavan, ressaltou a importância de debates dessa natureza, uma vez que aproximam os estudantes da realidade do mercado de trabalho e das entidades de classe.
 
 

Veja também

Senar/SC oferece 450 cursos gratuitos em setembro 24/08/22 Todos os meses o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), oferece aproximadamente 500 cursos gratuitos no......

Voltar para (Blog)