Postado em 14 de Março de 2023 às 14h04

Simpósio de Cardiologia reúne mais de 300 profissionais em Chapecó

Médicos cooperados da Unimed Chapecó apresentaram os serviços disponíveis na cooperativa médica e casos complexos atendidos (Foto: Divulgação).

A promoção da saúde cardiovascular, os tratamentos para doenças cardíacas e as evoluções desta especialidade foram os principais assuntos debatidos durante o Simpósio de Cardiologia de Chapecó. A iniciativa foi da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção SC (SBC-SC), com o apoio da Unimed Chapecó. O evento realizado, no último fim de semana, reuniu mais de 300 participantes, entre médicos, acadêmicos e profissionais de saúde, no auditório do Hotel Lang Palace.
         O simpósio abordou como temáticas principais: tratamento das doenças valvares pela cardiologia intervencionista, reabilitação cardiovascular, destaques em hipertensão, arritimias, conceitos atuais em prevenção cardiovascular, angina refratária, evolução da terapia transcateter no tratamento de doenças cardíacas complexas, emergências e infarto do miocárdio complicado.
         Foram palestrantes os seguintes profissionais: Adalberto Gloeckner de Meira, Alexandre Miguel Haisi Klita, Antônio Felipe Simão, Claudio da Cruz Ferreira, Daniel Medeiros Moreira, Fernando Luiz de Melo Bernardi, Guilherme Loureiro Fialho, Guilherme Luiz de Melo Bernardi, Gustavo Zenatti, Jackson Simomura, Jamil Cherem Schneider, João Jorge Moojen da Silveira, Laísa Bonzanini, Leandro Giacomello, Leonardo Lacava, Marines Bertolo Peres, Rodrigo Borbolato e Rogério Tadeu Tumelero.
         RELEVÂNCIA
         De acordo com o presidente da SBC/SC e médico cardiologista, Dr. Daniel Medeiros Moreira, o simpósio proporciona promoção à ciência com a discussão de temas extremamente importantes para a região oeste catarinense e para o Estado e promove a integração dos profissionais. “É a segunda vez que realizamos o evento em Chapecó pela importância da região, pela prática de uma medicina de qualidade e por uma cardiologia qualificada. Então, a intenção é que após mais de cinco anos sem realizá-lo possamos torná-lo fixo e com edições a cada dois anos no município”, destacou.
         Dr. Moreira reforçou que essa integração entre profissionais de outras regiões proporciona troca de experiência e atualização de conhecimentos, que trarão benefícios diretos no atendimento dos pacientes. Segundo o presidente da SBC/SC, as temáticas abordadas foram definidas por uma comissão científica com base nos temas mais relevantes para a especialidade e as novidades que são praticadas na região. “Durante muito tempo acabava-se centrando o atendimento do paciente de cardiologia, especialmente de algumas áreas, no litoral catarinense ou eventualmente em Porto Alegre (RS). Contudo, sabemos que a região oeste possui uma estrutura própria que pode atender esses pacientes de forma adequada e com tecnologia de ponta, assim como temos em outros centros do país”, expôs.
         EDUCAÇÃO CONTINUADA
         O cardiologista e responsável pela comissão do Centro de Educação Continuada da Unimed Chapecó, Dr. Fernando Luiz de Melo Bernardi, ressaltou a importância do simpósio, principalmente, para demonstrar as evoluções da cardiologia da região. “Na explanação da Unimed Chapecó durante a programação mostramos muitos avanços nos tratamentos das doenças cardíacas, então, iniciativas como essas são importantes para manter os colegas atualizados, para viabilizar networking, demonstrar o quanto tem evoluído a cardiologia na região e para inspirar porque participaram muitos acadêmicos, que logo estarão no mercado de trabalho”, comentou.
         Segundo Dr. Bernardi, o incentivo e as oportunidades de qualificação profissional têm se incentivado na cooperativa médica. “No ano passado oficializamos o Centro de Educação Continuada da Unimed Chapecó e por isso estamos fomentando eventos científicos, reuniões clínicas e simpósios, que são primordiais para um centro médico de alta qualidade. A medicina está mudando constantemente, com atualizações e novas técnicas que precisamos acompanhar”, observou.
         EVOLUÇÃO
         Durante a explanação sobre “Evolução da terapia transcateter no tratamento das doenças cardíacas complexas”, o cardiologista e coordenador do Centro Cardioneurovascular da Unimed Chapecó, Dr. Julio Barbiero, apresentou os serviços disponíveis na cooperativa médica e casos complexos atendidos. “Nossa proposta é fazer tudo o que é realizado em outros lugares no mundo, pois temos a oferecer aos pacientes tecnologia, terapêutica e recursos humanos”, argumentou. Segundo o especialista, para o público do setor privado não há doença do coração que não possa ser tratada em Chapecó, independentemente de idade. “Nosso compromisso é esse: em investimento pessoal, técnico, científico e tecnológico. Queremos ser vistos pela população como ponto de confiança e apoio para que quando alguém precisar, estejamos prontos para ajudar”, finalizou.

 

Simpósio de Cardiologia de Chapecó abordou a promoção da saúde cardiovascular, os tratamentos para doenças cardíacas e as evoluções desta especialidade.

Veja também

Cordilheira Alta lança Plano Estratégico do Turismo24/03/23 O estudo elaborado pela parceria Sebrae/SC e Governo Municipal, por meio do Programa Cidade Empreendedora, foi lançado nesta semana (Foto: Divulgação)....

Voltar para (Blog)