Postado em 23 de Março de 2023 às 13h35

SESCOOP/SC: evento promoveu a abertura do ciclo 2023 do PDGC

O objetivo do evento foi apresentar aos gestores do Programa PDGC os benefícios do desenvolvimento da cultura da excelência.
Está, oficialmente, aberto o ciclo 2023 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A abertura ocorreu com a temática, Cultura da Excelência, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (SESCOOP/SC), na última semana, em São José (SC). O objetivo do evento foi apresentar aos gestores do Programa PDGC os benefícios do desenvolvimento da cultura da excelência, considerando a cultura organizacional, gestão das mudanças e inovação, e o acompanhamento dos resultados. Além de auxiliá-los na identificação de aspectos importantes da sua cooperativa para o fortalecimento da gestão por excelência.
         De forma prática e dinâmica, os professores M.Sc Cícero Caiçara Junior e Clodoaldo Lopes do Carmo iniciaram o evento abordando o conceito de excelência e destacando a influência da cultura para o alcance dos resultados. “A cultura está muito relacionada ao vínculo estabelecido com a organização, que transcende do indivíduo para o coletivo. É preciso saber identificar os aspectos que levam a organização a estabelecer a cultura da excelência”, disse Cícero.
         “Para uma boa execução do planejamento estratégico, é primordial que a organização tenha sua cultura estabelecida. Com esta convergência, os resultados são alcançados mais facilmente”, complementou Clodoaldo. Para o entendimento dos conceitos na prática, foi proposta uma atividade em grupos para que os participantes desenvolvessem um plano de ação visando a evolução da maturidade da cultura de excelência das cooperativas.
         No segundo dia, o SESCOOP/SC iniciou a programação apresentando o trabalho que vem sendo desenvolvido pela área de monitoramento em relação ao Programa PDGC, além das ações planejadas para o ano de 2023. Na ocasião, também foi apresentado o Manual do Monitoramento, material elaborado pelo SESCOOP/SC, que tem o objetivo de orientar às cooperativas sobre o modelo de atuação adotado pela unidade, as etapas de desenvolvimento do Programa PDGC, e o apoio ofertado para que as cooperativas catarinenses sigam na busca pela melhoria contínua.
         Para condução da palestra “Cultura da Excelência”, o escritor, palestrante e mentor de empresários, Giuliano Milan, fez um apanhado histórico do significado do termo excelência, destacando que é preciso entender a aplicabilidade do conceito a partir da relação com o cérebro humano. Nesse contexto, explanou sobre como o cérebro processa as emoções.
         “Nosso cérebro é uma máquina, muito mais emocional do que a gente imagina”, disse. Para um maior entendimento sobre a conexão entre a excelência e o cérebro, Milan complementou: “organizações são constituídas de pessoas e para que alcancem a cultura de excelência, seus colaboradores precisam estar em seu estado de excelência”. Assim, apresentou meios para a gestão e fortalecimento das emoções dos participantes, utilizando o cérebro como ferramenta de extrema importância para manter o foco e concentração como ponto chave de sucesso individual e profissional.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC

Veja também

Fiesc participa de seminário sobre inclusão de pessoas com deficiência29/11/22   Discutir junto com empreendedores e comunidade e apresentar informações sobre inclusão de pessoas com deficiência foram objetivos do Seminário sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, que ocorreu na última semana em Pinhalzinho, na Câmara de Vereadores, e em Chapecó, na Unoesc. A iniciativa foi da......

Voltar para (Blog)