Postado em 28 de Outubro de 2021 às 16h16

SENAR/SC promove mais de 30 cursos gratuitos no extremo oeste

Transmitir técnicas para melhorar a gestão das propriedades e desenvolver atividades de complementação de renda. Esse é um dos propósitos dos cursos gratuitos oferecidos mensalmente aos produtores e trabalhadores do campo. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC), em parceria com os Sindicatos Rurais.

A programação de novembro foi recém-divulgada no site da entidade e, somente no extremo oeste, inclui mais de 30 cursos. No Estado são 320 oportunidades de capacitação disponíveis no site www.senar.com.br, com especificação de carga horária, local e data. A lista na região contempla capacitações como: Produção Caseira de Pães e Biscoitos; Emissão de Guias de Trânsito Animal (e-GTA) e de Origem de Produtos Vegetais (e-Origem); Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção; Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural; Prevenção de Doenças Crônicas; entre outros.

A iniciativa atenderá mais de 4.000 produtores e trabalhadores rurais do Estado que buscam fomentar o conhecimento para aumentar a produtividade no campo. Segundo o SENAR/SC, os treinamentos continuam seguindo todas as medidas de prevenção à covid-19 determinadas pelos órgãos de saúde estaduais e municipais.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que a programação atende as demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor. “Nossa intenção é oportunizar aos produtores e trabalhadores do campo o aumento da produtividade, o que é fundamental para gerar renda e trazer benefícios para todo o setor. Os resultados nos confirmam o quanto essa iniciativa vem contribuindo para promover avanços no meio rural”.

Segundo o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, as qualificações gratuitas fazem parte dos programas de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS). “Os cursos do FPR auxiliam no desenvolvimento de habilidades e atitudes para a vida produtiva e social atendendo as necessidades de efetiva qualificação para o trabalho. As capacitações da Promoção Social promovem o desenvolvimento de atitudes que favorecem a melhoria da qualidade de vida e participação na comunidade”.

Interessados devem procurar o Sindicato Rural do seu município para inscrições. 

Veja também

Voltar para (Blog)