Postado em 31 de Outubro de 2022 às 17h14

Seminário de Endoscopia Digestiva foi realizado em Chapecó

Evento abordou as novidades e tecnologias da área

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Com o objetivo de disseminar conhecimento entre os médicos e estudantes de medicina a Unimed Chapecó e o serviço de Endoscopia do Hospital Unimed promoveram, na última semana, o I Simpósio de Endoscopia Digestiva. A atividade aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários e teve a participação de cerca de 120 pessoas.
De acordo com o coordenador médico do Serviço de Endoscopia da Unimed, Luis Carlos Farret Júnior, o evento teve como propósito apresentar os serviços na área de endoscopia digestiva, bem como compartilhar experiências, já que o município de Chapecó é referência regional em saúde. “O Hospital da Unimed Chapecó oferece um serviço de endoscopia completo e apto a realizar vários procedimentos endoscópicos, tanto diagnósticos quando terapêuticos em todo trato digestivo. Também nsa áreas da cardiologia, respiratória e urológica. O serviço foi criado no ano de 2007 e a cada dia vem se aperfeiçoando mais. Os nossos profissionais buscam novos conhecimentos para poderem desenvolver cada vez melhor o nosso setor e o atendimento aos pacientes”, comentou. 
A patologista Rosane Martins de Aguiar Zin foi umas das profissionais que esteve no encontro. Para ela é importante participar de aperfeiçoamentos e debater junto com outras áreas médicas o dia a dia da profissão. “É importante ter um enfoque multidisciplinar, pois conseguimos discutir ideias, conversar sobre as dificuldades e encontrar juntos soluções. No evento consegui entender melhor sobre como é feito o exame e quais as dificuldades dos profissionais até chegar ao médico que solicitou. Certamente é uma troca importante para as nossas atividades”, comentou.
As acadêmicas do quarto período do curso de Medicina da Unochapecó, Giovana Vanzin Fort e Julia Cigonini, também participaram do evento. Para elas é importante ver na prática os conteúdos estudados em sala de aula. “O contato é importante e vai auxiliar no curso e na prática médica”, comentou Giovana. Já a Julia, destacou que a experiência com a prática delas ainda é limitada, devido ao pouco contato com os pacientes e situações clínicas. “O aprendizado e a troca de experiências é fundamental para a nossa futura profissão”, comentou.
Entre os palestrantes do evento estavam o Dr. Richard Calanca, médico endoscopista, chefe do serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Emílio Ribas, de São Paulo, maior referência em doenças infecciosas da América Latina; e o Dr. Rafael Castilho Pinto – coloproctologista e endoscopista digestivo e preceptor do Centro de Ensino e Treinamento (CET) – da PUCRS e do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. “Certamente foi um momento de troca de conhecimentos entre os médicos, debates, troca de experiências e atualizações sobre as doenças do aparelho digestivo”, comentou o coordenador médico do Serviço de Endoscopia da Unimed.
Também participaram dos debates os médicos: Dr. Almiro José Braga de Miranda Ramos, Dra. Carolina Cipriani Ponzi, Dr. Waldir Savi Júnior. Dra. Carmen Turcato Pereira, Dra. Cláudia Cristina Lovatel, Dr. Marílio José Flach, Dr. Elton Backes, Dra. Thaliú Albuquerque Leão, Dra. Gabriela Citron Vedana, Dr. Milton Ernesto Scopel, Dr. Giovani Santin, Dra. Joseane Canton, Dr. Rodrigo Biazus, Dra. Joseane Canton, Dr. Rafael Castilho Pinto, Dra. Laísa Bonzanini, Dr. Rodrigo Biazus, Dr. Leonardo Voglino Winkelmann, Dr. Rafael Castilho Pinto, Dr. Luciano Dotta Guarienti, Dr. Ivanor Alba, Dr. Jonas de Souza Delabona, Dra. Juliana Sonego Argente Foresti, Dr. Júlio Roberto Barbiero e Dr. Luciano Dotta Guarienti.
Também palestraram no evento os enfermeiros: Vanize Giaretta Luzzi, Neiva Vargas Poleze e Orlandinho Sodder.
 

Veja também

Voltar para (Blog)