Postado em 05 de Novembro de 2020 às 17h35

Secretaria da Agricultura mantém interdição de cultivos de moluscos em Palhoça

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural atualiza a situação dos cultivos de moluscos em Santa Catarina. A partir desta quinta-feira (5), seguem interditados os cultivos da Praia do Pontal, Praia do Cedro, Enseada do Brito e Maciambú, no município de Palhoça. Nessas áreas está proibida a retirada e comercialização de ostras e mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia.
 
A interdição é necessária quando é detectada uma concentração de ficotoxina Ácido Okadaico acima dos limites permitidos nos cultivos de moluscos bivalves. Quando consumida por seres humanos, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.
 
A Cidasc intensificou as coletas para monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição. Os locais de produção interditados serão liberados após dois resultados consecutivos demonstrando que os moluscos estão aptos para o consumo.
 
Liberação parcial
Estão parcialmente interditadas as áreas de Ponta de Baixo, em São José; Barra do Aririú, em Palhoça; Costeira do Ribeirão e Freguesia do Ribeirão, em Florianópolis;  Perequê, Ilha João da Cunha e Araçá, no município de Porto Belo. Nessas localidades está autorizada a retirada e comercialização apenas de ostras.
 
As ostras foram liberadas a partir de dois resultados negativos consecutivos para presença de toxina diarréica. É importante destacar que ostras e mexilhões se comportam de formas diferentes diante da concentrações de algas tóxicas, por isso, a desinterdição é parcial.
 
Ainda permanece proibida a retirada e comercialização de mexilhões, berbigões e vieiras e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia dessas áreas.
 
Monitoramento constante
Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.
 
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417 -(48) 3664-4418
(48) 98843-4996 - (48) 99998-0907
Site: www.agricultura.sc.gov.br

Veja também

1º International Congress Fish Congress & Fish Expo Brasil: Diretor Geral da FAO José Graziano da Silva abre o International Fish Congress02/07/19 O Diretor Geral da FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, José Graziano da Silva, ministra palestra de abertura do International Fish Congress, no dia 17 de setembro, em Foz do Iguaçu, Paraná. Com experiência de mais de 30 anos no setor de segurança alimentar, Graziano falará sobre o estado atual e......
CDL Chapecó promove curso “Descomplica Canva”17/11/23   A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promove nesta quinta-feira, dia 23, a partir das 19 horas, no Sala de Reuniões da CDL Chapecó, o curso “Descomplica Canva”. A iniciativa faz parte do cronograma......

Voltar para (Blog)