Postado em 24 de Março de 2021 às 15h32

Sebrae/SC auxilia consórcio a elaborar estratégias de desenvolvimento regional

 
Identificar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças que facilitam ou impedem a execução dos objetivos do Consórcio da Região do Rio Sargento de Integração Municipal (CRESIM). Esses foram os assuntos que pautaram reunião on-line, nesta semana, com representantes do Sebrae/SC e dos cinco municípios que compõem o consórcio. A intenção foi elencar as necessidades do território e elaborar estratégias de fomento ao desenvolvimento econômico na microrregião.
Representaram o Sebrae/SC o gerente regional oeste e extremo oeste Udo Martin Trennepohl, a analista técnica Carine Ribeiro e a consultora Beatriz Silveira. Pelo Consórcio participaram os prefeitos: Dalvir Luiz Ludwig (São Bernardino), Edimar Noronha de Freitas (Saltinho), Ivan José Canci (Anchieta), Marcia Detofol (Santa Terezinha do Progresso) e Rozane Bortoncello Moreira (Campo Erê).
De acordo com Trennepohl, nesta etapa foram coletadas as primeiras impressões para trabalhar um projeto de médio a longo prazo que leve apoio às micro e pequenas empresas dos municípios que integram o consórcio. “Faz um ano que iniciamos esse debate, mas não prosseguimos em função da pandemia. Agora retomamos porque é imprescindível elencar estratégias de desenvolvimento econômico para mitigar os impactos econômicos provocados pela crise sanitária”, explicou ao comentar que o Sebrae/SC trabalha em diversas linhas, a exemplo do agronegócio, prestação de serviços, comércio e microempreendedores individuais (MEIs).
FINALIDADES DO CONSÓRCIO
O CRESIM foi criado em 2015 para coordenar a utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis nas esferas do governo Municipal, Estadual e Federal, além de fundações e instituições internacionais que reforçam o papel dos municípios consorciados na elaboração e na gestão de políticas públicas de desenvolvimento.
Conforme o estatuto social, o consórcio pode captar recursos para desenvolver ações nas seguintes áreas: assistência social; cultura; turismo; educação; desenvolvimento econômico; desenvolvimento social; infraestrutura urbana e rural; meio ambiente; segurança e abastecimento alimentar; esporte e lazer; políticas para mulheres, jovens, crianças, adolescentes, portadores de necessidades especiais e idosos; geração de emprego e renda; desenvolvimento agrário, pesca e aquicultura; habitação; regularização fundiária; segurança pública; patrimônio histórico; saúde; saneamento; gerenciamento de resíduos sólidos urbanos; gestão pública; comunicação; ciência e tecnologia; integração e promoção de eventos regionais; defesa civil; combate às drogas e igualdade racial.
“Identificamos que o CRESIM tem muitos eixos que não estão sendo explorados. O consórcio tem capacidade de fazer muito mais e essa é a oportunidade de promover as demais atividades, além de organizar as políticas regionais, realizar o acompanhamento das ações nos municípios e elaborar um plano diretor”, analisou a consultora do Sebrae/SC, Beatriz Silveira. Ela explica que a atuação principal hoje é a Casa Lar de Campo Erê (para crianças e adolescentes) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
METODOLOGIA SWOT
Com a aplicação da metodologia Swot foram coletadas informações sobre pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças do CRESIM. Na próxima reunião, agendada para o mês de abril, serão apresentados os resultados para definir os projetos que os municípios desejam executar. “Esse diagnóstico mostrará o caminho para propor soluções de curto, médio e longo prazos para que os municípios possam avançar com ações conjuntas”, reforçou Beatriz.
 

Veja também

Senar/SC divulga novos cursos gratuitos para produtores rurais do Norte27/02/23 Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Artesanato de costura em tecidos; Conservação do solo; Floricultura; Processamento de carne suína; Processamento de carne ovina; Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Confeitaria; Jardineiro e Bordado com patchcolagem. Esses são alguns dos cursos que o Serviço Nacional de Aprendizagem......
NESTA SEXTA-FEIRA: FAESC reúne líderes rurais da região Norte em Mafra28/05/19 A diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) promove nesta sexta-feira (31) a Reunião Regional com líderes rurais do Norte do Estado. O encontro será no Hotel Suzin, em Mafra,......

Voltar para (Blog)