Postado em 24 de Fevereiro de 2022 às 17h27

São Carlos une educação empreendedora com inovação tecnológica em sala de aula

Em torno de 30 servidores municipais de São Carlos participarão no mês de abril de missão técnica a Florianópolis para conhecer a aplicação prática de soluções disponibilizadas pelo Sebrae/SC na área da educação empreendedora. A intenção é formar esses profissionais para replicar os conhecimentos nas escolas municipais e ampliar as ações desenvolvidas para incentivar o empreendedorismo nos estudantes. Essa iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

Integrarão a missão técnica pedagogos, educadores, gestores e o professor de informática, que são responsáveis pela aplicação da solução Infância.com em três escolas da rede de ensino municipal neste ano. Eles visitarão, na capital catarinense, duas escolas que já realizam esse trabalho voltado a sensibilizar sobre a cultura empreendedora, estimulando a criatividade e a introdução no desenvolvimento de produtos eletrônicos com alunos de 8 a 13 anos. Os servidores também estarão na sede do Sebrae/SC para esclarecer dúvidas sobre o Programa Educação Empreendedora, que disponibiliza um conjunto de soluções digitais como oficinas, cursos e jogos digitais para alunos e professores.

O objetivo dessa parceria é ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, por meio de conteúdos nos currículos, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação. As soluções educacionais são trabalhadas em duas frentes principais como o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.

De acordo com a orientadora educacional e coordenadora pedagógica, Janete Maria Sander Giongo, após a missão técnica e a formação profissional as atividades com os estudantes serão realizadas nos meses de maio, junho, julho e setembro, com encerramento e apresentação dos trabalhos no dia 24 de novembro. Serão beneficiados 225 alunos do 1º ao 5º ano de três unidades escolares: Escola Municipal Padre Jorge Annecken (Linha Bela Vista), Escola Municipal Padre Nicolau Gouverneur (Balneário de Pratas) e Escola Municipal Professor Mario Xavier dos Santos (Linha São João).

“Temos uma percepção de futuro para a educação, de que o processo de aprendizagem deve evoluir tanto quanto a sociedade. Com essa visão propomos inovações e pretendemos trabalhar ainda mais a temática nas salas de aula. Os professores são abertos a essa necessidade e buscam constantemente atualizar seus conhecimentos e suas técnicas”, observa Janete.

O secretário Municipal de Educação Sadi Baron comenta que essa nova geração de jovens está atenta às mudanças tecnológicas, às evoluções do mercado digital e anseia por atualizações. “O Infância.com traz inovação tecnológica aliada com a oportunidade de empreender. Isso amplia as possibilidades de futuro para esses jovens e contribui para que vejam a educação e as tecnologias a partir de outros ângulos”, afirma ao acrescentar que a parceria proporcionará grandes avanços porque traz para dentro da escola as práticas do mercado de trabalho. A solução Infância.com terá duração de seis meses.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site. 

Veja também

Anchieta inicia planejamento para Festival Gastronômico31/03/22 A Sala do Empreendedor de Anchieta, no extremo oeste catarinense, iniciou neste mês o planejamento para a realização de Festival Gastronômico previsto para novembro deste ano. A intenção é divulgar as receitas......
Dia da Família na Escola traz dicas para o cultivo de hortas domésticas14/04/21 Tema será abordado em live no sábado (17), transmitida pelo canal da Secretaria de Estado da Educação; celebrada em abril, data busca inserir as famílias na comunidade escolar e tornar mais interativa a relação......

Voltar para (Blog)