Postado em 22 de Junho de 2022 às 16h05

São Carlos recebe o reconhecimento Selo Município Empreendedor

Iniciativa do Sebrae/SC valoriza as práticas de simplificação do ambiente de negócios

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
“Entre as atribuições da Administração Municipal para aprimorar o desenvolvimento econômico estão: criar um ambiente favorável aos negócios, reduzir o tempo de espera do empresário para iniciar sua atividade, fomentar o empreendedorismo, atrair novos investimentos e gerar mais oportunidades para a população”, avalia o prefeito de São Carlos, Rudi Miguel Sander, ao comemorar mais um reconhecimento – o Selo Município Empreendedor.
A homenagem foi entregue, na última semana, durante o Seminário Brasil Mais Simples, realizado em Florianópolis. A iniciativa foi do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC. Participaram do evento aproximadamente 300 pessoas, entre secretários de desenvolvimento econômico, servidores municipais e fiscais responsáveis pelo registro e licenciamento de empresas dos municípios catarinenses participantes deste ciclo do programa.
“O Selo Município Empreendedor valoriza nossas práticas de simplificação do ambiente de negócios conforme o que preconiza a Lei de Liberdade Econômica. Os números também indicam que trilhamos um caminho assertivo porque as medidas implementadas de desburocratização resultaram na redução de mais de 97% no tempo médio para abertura de nova empresa. Desde janeiro deste ano microempresas e empresas de pequeno porte tem o CNPJ em até uma hora. No caso do microempreendedor individual (MEI) esse tempo é menor do que 30 minutos”, enfatiza o prefeito.
Outra providência que agiliza a abertura das empresas em São Carlos é a integração entre os Setores Fiscal, Tributário e Vigilância Sanitária. Quando um desses departamentos recebe um protocolo de abertura via o Sistema de Registro Integrado (Regin), comunica os demais por telefone ou e-mail. Sander explica que o processo de abertura facilitada e ágil por meio de um setor específico para prestação desse serviço de maneira gratuita – que é a Sala do Empreendedor – contribui para o aumento de formalização. “Isso gera impactos positivos de receita para as Administrações Municipais, Estadual e Federal, além de beneficiar o próprio empreendedor que passa a ter acesso a novos mercados, previdência social, inclusão social, entre outros”, observa.
Para o prefeito, São Carlos ganhou muito com a presença do Sebrae/SC, que motiva o empreendedorismo e disponibiliza soluções para que o desenvolvimento aconteça de maneira efetiva, planejada e sustentável. “Com todo esse trabalho desenvolvido em São Carlos faremos com que as empresas sejam fortalecidas e consolidadas, além de transformar as arrecadações municipais em benefícios para os cidadãos”, argumenta.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, São Carlos tem buscado diversificar sua matriz econômica e criar um ambiente propício aos negócios locais ao investir em soluções estratégicas do Cidade Empreendedora, a exemplo do turismo, artesanato, plano de cargos e salários dos servidores municipais e sustentabilidade. “Os resultados são nítidos, no aumento do número de empresas, no comprometimento da equipe de Governo, na satisfação dos empresários locais, na autoestima na população e na qualidade de vida”, observa.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 

Veja também

Com participação da FIESC, Dia C integra comunidade regional em Pinhalzinho04/07/22 A Área de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) esteve presente nas comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo (Dia C), em Pinhalzinho, neste final de semana. O objetivo foi sensibilizar os visitantes do evento sobre a importância da alimentação saudável e de ações......
Programa Agro Fraterno entrega cestas básicas em Painel20/10/21    O Sistema FAESC/SENAR-SC e as entidades e organizações que fazem parte do Fórum Permanente do Agro Catarinense fizeram a entrega de mais uma etapa do Programa Agro Fraterno. Na última semana, produtores e......
Aurora renova marca e embalagens23/03/22 Projeto faz parte da nova estratégia da marca para atrair e fidelizar cada vez mais os seus consumidores  ...

Voltar para (Blog)