Postado em 18 de Março de 2022 às 16h13

Saltinho lança Programa Cidade Empreendedora para fortalecer a economia

Administração Municipal também inaugura Sala do Empreendedor – serviço exclusivo para o atendimento das demandas do setor empresarial

 
Movimentar a economia local, fomentar as compras públicas e incentivar que o empreendedor se desenvolva e gere novas oportunidades são alguns dos objetivos da Administração Municipal de Saltinho, no extremo oeste, ao lançar nesta semana o Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa executada até dezembro de 2022 em parceria com o Sebrae/SC abrange várias soluções em cinco eixos principais: Liderança, Sala do Empreendedor, Desburocratização, Compras Públicas e Educação Empreendedora. A solenidade realizada no Centro de Múltiplo Uso reuniu lideranças políticas, empresários, representantes de entidades, do Sebrae/SC e profissionais da imprensa.
Na oportunidade também ocorreu a inauguração da Sala do Empreendedor – uma estrutura voltada ao empreendedor e quem deseja formalizar sua atividade. O atendimento gratuito é realizado em anexo ao prédio da Prefeitura, nas segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã. A intenção é tornar a Sala do Empreendedor uma referência ao setor empresarial, com orientações sobre procedimentos burocráticos, auxílio na emissão de documentos, incentivo para participação de licitações públicas, além da oferta de cursos e consultorias gratuitas nas mais diversas áreas da gestão empresarial. Como primeira ação da Sala do Empreendedor, foi firmada parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Saltinho, que propõe orientação e repasse de informações aos empresários locais.
Para o prefeito Edimar Noronha de Freitas o compromisso do Poder Público é fomentar novas atividades econômicas ao mesmo tempo em que disponibiliza suporte para que os negócios já instalados possam se desenvolver. “Por essa parceria conseguiremos concretizar esse anseio de fortalecer a economia do município e, com apoio da CDL pensaremos em ações conjuntas para reduzir os desafios diários do setor empresarial”, enfatizou. O vice-prefeito Neimar Soster complementou que o Programa Cidade Empreendedora agilizará todos os processos internos da Prefeitura, ajudará no desenvolvimento do município e incentivará o empreendedorismo nos alunos. “Sabemos que a educação empreendedora é um desafio, mas se quisermos pensar em um futuro melhor é necessário iniciar pela base do ensino”, argumentou.
O secretário de Administração Luiz Fernando Pacassa abordou a importância de trabalhar ações de desenvolvimento de maneira articulada com os lojistas e empresários locais para impulsionar todos os setores econômicos. Ele também incentivou o envolvimento ativo da comunidade uma vez que o Cidade Empreendedora busca auxiliar na construção de um ambiente local favorável aos negócios. “Queremos atrair investidores, incentivar a formalização das pequenas atividades e também que as empresas locais possam crescer junto com o município. Esse programa mostrará o caminho estruturado para o setor econômico”, expôs.
A presidente da CDL de Saltinho, Daniela Scopel, parabenizou pela iniciativa ao reforçar que as entidades empresariais têm como missão motivar diariamente os empreendedores locais. “Importante esclarecer que não se empreende apenas ao ter uma empresa, mas também na gestão pública, o que é maravilhoso porque caminha em paralelo às necessidades da iniciativa privada. Empreendemos também em nossa vida pessoal e nas maneiras que encontramos para sermos profissionais melhores”, explicou.
Segundo Daniela, nessa parceria a atuação da CDL de Saltinho consistirá em identificar as demandas do setor empresarial e apresentá-las ao Poder Público para que, juntamente com o Sebrae/SC, encontrem alternativas de solucioná-las. “O Sebrae tem know-how para orientar o caminho certeiro para o sucesso dos negócios. Eu fiz o Empretec, por isso, enfatizo a importância de ensinar os jovens em fase escolar sobre o empreendedorismo, para que possam ampliar sua visão de mundo”, comentou.
A gestora regional do Programa Cidade Empreendedora Carine Ribeiro apresentou todos os eixos prioritários do programa e as soluções disponíveis ao município de Saltinho, destacando a importância do comprometimento dos servidores municipais para execução das ações que influenciarão diretamente nos resultados. Por fim, parabenizou a participação dos moradores no lançamento, o que demonstra o interesse em auxiliar no desenvolvimento do município. “As soluções beneficiarão a comunidade, ao incrementar a economia, proporcionar novos empregos e ampliar os recursos que são reinvestidos para a melhoria da qualidade de vida”, comentou.  
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  

Prefeito Edimar Noronha de Freitas ressalta a atuação da Sala do Empreendedor

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Veja também

Senar/SC promove 25 cursos no vale do Itajaí em fevereiro31/01/22 Vinte e cinco cursos gratuitos para produtores e trabalhadores rurais serão disponibilizados em vários municípios do vale do Itajaí no mês de fevereiro. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural......

Voltar para (Blog)