Postado em 21 de Dezembro de 2021 às 17h31

Sala do Empreendedor de Marema fortalece pequenos negócios

Tornar as empresas locais mais competitivas, auxiliar no aprimoramento da gestão empresarial, fortalecer a economia e fomentar o empreendedorismo. Esses foram os pilares de atuação da Sala do Empreendedor de Marema, no oeste catarinense, durante 2021. A prestação de serviço gratuita é viabilizada por meio do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
Conforme levantamento realizado pela Sala do Empreendedor, neste ano foram realizados 80 atendimentos. Entre as principais demandas estiveram formalização de microempreendedor individual (MEI), baixa dessa modalidade jurídica, parcelamento de dívidas com a Receita Federal, emissão de guias e notas fiscais, orientações sobre benefícios e obrigatoriedade para o MEI e esclarecimento de dúvidas sobre processos burocráticos.
De acordo com a agente local de desenvolvimento, Katiane Lunardi, para auxiliar no aprimoramento da gestão empresarial foram disponibilizados dois workshops. O primeiro, no mês de outubro, sobre mídias digitais que capacitou 12 empreendedores para utilizar de maneira estratégias essas ferramentas. O outro, no mês de novembro, foi de atendimento ao público com técnicas para conquistar clientes cada vez mais exigentes com a participação de 12 empreendedores.
Neste ano também foram atendidos oito pequenos negócios com consultorias individuais nas áreas de mídias sociais, planejamento e atendimento ao cliente. Katiane também destaca entre as ações da Sala do Empreendedor a Campanha Descontão de Marema, realizada no mês de outubro, com o intuito de movimentar o comércio e que teve a participação de 26 empresas. Outra ação foi a Feira da Agricultura Familiar, realizada em parceria com a Epagri, na qual nove agricultores comercializaram seus produtos no mês de outubro.
Sala do Empreendedor
A estrutura é um elo de aproximação da Administração Municipal com os empresários e a população. Entre os serviços disponibilizados estão: atualização de informações; orientações para abertura, alteração ou baixa de negócios; formalização de MEIs; emissão de certidões e guias diversas; suporte para o preenchimento da Declaração Anual do MEI; auxílio para emissão de notas fiscais; apoio, divulgação e incentivo para participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais; assessoria na parte burocrática e documental para processos licitatórios e oferta de cursos, capacitações e consultorias.
O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (49) 3354-0222 ou pelo e-mail saladoempreendedor@marema.sc.gov.br.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite
 

Veja também

Nota de falecimento03/10/19

Voltar para (Blog)