Postado em 15 de Dezembro de 2021 às 14h47

Rota de turismo rural de Águas de Chapecó enaltece seus encantos e sabores

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Valorizar a agricultura familiar, buscar novas alternativas de renda para incentivar os pequenos negócios do campo e mostrar os potenciais da região. Com esses objetivos a Administração Municipal de Águas de Chapecó lançou nesta semana a rota de turismo rural “Águas: seus encantos e sabores”, na Sede do Brunão. A solenidade, que também marcou os 59 anos de emancipação política-administrativa do município, foi prestigiada por empresários rurais, lideranças comunitárias, servidores municipais, representantes de entidades apoiadores e profissionais da imprensa.
A iniciativa busca desenvolver o trade turístico e fomentar mais ofertas turísticas. O município conta com propriedades rurais bem estruturadas, com gente hospitaleira, belezas naturais, produção rural e artesanal e excelente gastronomia. A concretização da rota de turismo rural é um sonho antigo da comunidade, que se concretizou pelo espírito empreendedor e com foco no desenvolvimento sustentável dessa atividade econômica.
O trabalho de elaboração da rota, identificação das propriedades rurais com potencial para receber visitantes e capacitação dos empreendedores contou com suporte do Sebrae/SC. As ações foram coordenadas pelas consultoras credenciadas a entidade Karla Hall e Sílvia Nowalski. O município também teve apoio do Sicredi, do Sicoob, da Cresol e da Epagri. Integram a rota sete propriedades: Virtutti Agricultura Familiar, Cachoeira do Mel, Sede do Brunão, Alambique Aroma de Cana, Sítio do Leo, Café da Dona Nena e Mello Móveis Rústicos.
Segundo o vice-prefeito Oscar Barela muitas pessoas trabalharam em prol do desenvolvimento do município, por isso agradeceu o empenho de todos os desbravadores. “Nosso presente de aniversário é a rota de turismo rural. Esperamos que essa iniciativa sirva de exemplo para que outros agricultores venham a somar no projeto e ampliar os pontos turísticos”, ressaltou.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Débora Hermes, lançar a rota de turismo rural é um ato de ousadia, mas ao mesmo tempo é gratificante saber que o município está no caminho certo e conta com o apoio necessário. “Com a rota, o projeto da nova estrutura da Hidroeste e os eventos planejados, escrevemos uma nova página na história de Águas de Chapecó e com certeza deixamos um legado”, enfatizou.
O presidente do Legislativo Municipal Leoni da Cunha destacou que o momento é de agradecer as famílias participantes da rota e as entidades apoiadoras. “Essa proposta foi tão sonhada e esperada pela comunidade e reforça que temos muito a oferecer. O Sebrae/SC foi nossa mola propulsora, orientando e mostrando o caminho. Agora sabemos nosso potencial e o que precisamos para progredir”, analisou.
 Para o analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Metzger Jacobus, o segredo do progresso está relacionado a pensar grande, mas com o olhar voltado ao pequeno porque o desenvolvimento ocorre por intermédio do empreendedor, que é a grande força para destacar a economia local. “Essa rota enaltece a colonização da região, a produção artesanal e o agronegócio, mas acima de tudo valoriza os encantos e sabores de Águas de Chapecó. Também apresenta o turismo como uma alternativa para melhorar a nossa qualidade de vida”, ressaltou.
A região oeste catarinense é rica em potenciais turísticos, mas carente em atrativos que mantenham os visitantes por mais dias nos municípios. A evolução deste cenário passa pelo processo dos empreendedores locais acreditarem no turismo como agregação de valor às suas atividades.
Segundo o empresário e secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cassiano Mezzomo, a rota de turismo rural inicia suas atividades graças a união e os esforços de muitas pessoas. “Sem ela dificilmente venderíamos nossos produtos ou mostraríamos nossos potenciais. Ao visitarmos outros lugares percebemos que também temos muito a oferecer aos visitantes e por isso queremos motivar outras famílias a acreditarem para que possamos implantar outras rotas turísticas no município”, comentou.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site  

Veja também

Credioeste orienta sobre reajuste na contribuição para Previdência Social19/01/23 Empregados domésticos e trabalhadores avulsos precisam observar a nova tabela de contribuição para a Previdência Social, orienta a Credioeste – Agência de Microcrédito. Os valores foram reajustados conforme o novo salário mínimo (R$ 1.302,00), vigente desde 1º de janeiro de 2023, e devem ser pagos em fevereiro porque são relativos aos......

Voltar para (Blog)