Postado em 16 de Novembro de 2021 às 14h54

Reunião explica como pessoas físicas podem destinar parte do imposto de renda para projetos locais

Encontro virtual será nesta quarta-feira (17), às 8h30, com transmissão pelo Google Meet

Você sabia que 6% do seu imposto de renda pode ficar em Chapecó? Para explicar sobre o assunto, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por meio do Portal Social, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) promovem, nesta quarta-feira (17), uma reunião virtual, às 8h30, com transmissão pelo Google Meet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://forms.gle/GjSuCisCos2a1Xp26. A intenção é explanar sobre a possibilidade de pessoas físicas destinaram parte do imposto de renda devido para projetos sociais de Chapecó e região, por meio das leis de incentivo fiscal.
O diretor financeiro da ACIC, Dalvair Anghében, explica que os contribuintes que fazem a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física na modalidade completa podem destinar até 6% ao Fundo da Criança e Adolescência (FIA) e ao Fundo do Idoso – 3% cada. “Existem os fundos nacionais, estaduais e municipais. Sugerimos fazer a destinação para os fundos municipais para que o dinheiro fique no município e seja investido em projetos locais. Esses fundos são controlados pelos conselhos municipais de cada área, neste caso, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Chapecó (CMDCA) e pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI)”.
            Para fazer a destinação é preciso depositar o valor na conta do fundo escolhido, encaminhar comprovante de depósito informando nome completo do doador, endereço, telefone e número do CPF. O fundo emitirá o recibo e enviará para o contribuinte. “As destinações são seguras e auxiliam para o desenvolvimento local, por meio dos programas realizados nas áreas da infância, adolescência e idoso. Dúvidas podem ser esclarecidas com um contador, com pessoas que já fazem a destinação ou mesmo com integrantes dos conselhos e dos fundos. Na live desta quarta-feira, teremos uma equipe que explicará os detalhes e responderá questionamentos”, realça Anghében.
PORTAL SOCIAL
            Para incentivar a participação e promover a divulgação de projetos aprovados pelas leis de incentivo fiscal, a ACIC criou, no ano passado, o Portal Social. Na plataforma, são cadastrados projetos do terceiro setor de Chapecó e da região. Com a plataforma, a ACIC quer fortalecer a cultura de destinação de parte do Imposto de Renda, tanto de empresas quanto de pessoas físicas. O Portal é um meio de articulação e estímulo para o uso das leis de incentivos fiscais federais, ao promover o encontro de projetos e das empresas do município que têm interesse em fazer a doação. O endereço para acesso é o https://portalsocialacic.com.br/.
            A ACIC também é apoiadora do Fundo Social, da FIESC, que tem a intenção de conectar empresas e pessoas a causas sociais, fomentando a cultura do uso dos incentivos fiscais. Por meio da plataforma, onde são cadastrados e disponibilizados os projetos, as empresas e as pessoas podem conhecer e escolher as iniciativas que estão aptas a receber recursos por meio do redirecionamento de parte do Imposto de Renda. O endereço é fundosocial.sesisc.org.br.
O Portal Social tem como patrocinadores institucionais a Aurora Alimentos, o BRDE, a Eko’7, o Sicoob MaxiCrédito, o Sicredi, a Unicred e a Unimed Chapecó, apoio da Saphir, da Scolari Soluções Criativas e do Sindicont.

Veja também

Produtores rurais de Santa Catarina contam com apoio do Governo do Estado para melhoria do solo29/07/21 sonora do secretário Miotto: https://we.tl/t-qOvq94vOwM   O cuidado com o solo é um dos segredos para melhorar a produtividade das culturas agrícolas. Sabendo da demanda dos produtores, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural está investindo R$ 2 milhões em um projeto para incentivar a cobertura verde e a preservação do......

Voltar para (Blog)