Postado em 06 de Julho de 2020 às 17h09

Região Sul recebe 25 cursos gratuitos do Senar/SC em julho

Capacitações atendem medidas preventivas e beneficiam produtores rurais em 12 municípios

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), retoma em julho a realização de 25 cursos em 12 municípios do sul catarinense. Os treinamentos acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 193 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão as normas determinadas pelos órgãos de saúde para prevenção e combate ao coronavírus.
São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No sul, o destaque é para treinamentos sobre Doma Racional de Equídeos, Turismo Rural, Derivados de Leite, Olericultura Básica e Cultivo Hidropônico de Hortaliças.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressalta que as capacitações fortalecem o trabalho no meio rural e ampliam a produtividade. “Com esses treinamentos rápidos, os produtores aprendem novas atividades e podem expandir seus negócios. Essa qualificação ajuda a melhorar a vida no campo ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento local e regional”.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, a formação rural é a base do desenvolvimento do agronegócio no Estado. “Quando temos nosso produtor forte, capacitado, competitivo, empreendedor, conseguimos fortalecer toda cadeia produtiva e contribuir para o progresso do setor. Por isso a retomada das atividades, com atendimento às normas de saúde e segurança, é muito importante tanto para os produtores quanto para a economia catarinense”.
Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.
 
 
PROGRAMAÇÃO DE JULHO NO SUL:
 
Evento
Município
Data
Doma Racional de Equídeos
ARARANGUÁ
13 a 17
Rédeas
ARARANGUÁ
27 a 31
Bordado com Patchcolagem
ARMAZÉM
27 a 29
Culinária de peixes e frutos do mar
FLORIANÓPOLIS
6 e 7
Turismo Rural - Acolhida no Meio Rural
PAULO LOPES
13 e 14
Turismo Rural - Produtos Artesanais como Recursos Turísticos
PAULO LOPES
15 e 16
Primeiros Socorros
FLORIANÓPOLIS
20 e 21
Soldador - Arco Elétrico com Eletrodo Revestido
FLORIANÓPOLIS
21 e 22
Primeiros Socorros
FLORIANÓPOLIS
22 e 23
Soldador - Arco Elétrico com Eletrodo Revestido
FLORIANÓPOLIS
23 e 24
Derivados de Leite
JAGUARUNA
14 e 15
Culinária de peixes e frutos do mar
JAGUARUNA
15 e 16
Processamento de Carne de Frango
JAGUARUNA
16 e 17
Inclusão Digital Rural - Informática Básica
JAGUARUNA
21 e 22
Artesanato com Pintura
JAGUARUNA
28 a 31
Olericultura Básica
JAGUARUNA
29 e 30
Cultivo Hidropônico de Hortaliças
SIDERÓPOLIS
1 e 2
Controle Agroecológico de Pragas e Doenças
BALNEÁRIO RINCÃO
7 e 8
Cultivo Protegido de Hortaliças
IÇARA
9 e 10
Confeitaria
NOVA VENEZA
13 e 14
Inclusão Digital Rural - Iniciação à Informática
IÇARA
14 e 15
Turismo Rural - Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócios
RIO FORTUNA
7 e 8
Turismo Rural - Acolhida no Meio Rural
RIO FORTUNA
9 e 10
Derivados de Leite
TUBARÃO
7 e 8
Artesanato com Pintura
TURVO
20 a 23
 
 

Veja também

ACIC sugere: compre do pequeno e fortaleça o negócio do seu bairro02/04/20 Os segmentos mais sensíveis aos efeitos econômicos do novo Coronavírus são aqueles onde normalmente se dá uma maior interação presencial com os clientes, como alimentação fora do lar, moda, varejo......

Voltar para (Blog)