Postado em 19 de Maio de 2021 às 17h08

Proteção ambiental: sistema otimiza análise do Cadastro Ambiental Rural

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
O agronegócio comemora mais uma conquista. O AnalisaCAR – Módulo de Análise Dinamizada do Cadastro Ambiental Rural, lançado nesta semana, trará maior proteção ambiental conforme a legislação vigente e garantirá segurança jurídica ao produtor rural brasileiro.
A ferramenta foi lançada de forma on-line nesta semana pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por meio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). O evento reuniu autoridades dos governos federal e estadual, além de lideranças de várias entidades.
O presidente Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Zeferino Pedrozo, acompanhou o evento e destacou que a iniciativa representa um grande avanço para agilizar e otimizar os dados declarados no CAR, o que é essencial para a promover a regularização ambiental. “Além da preservação do meio ambiente e da segurança jurídica, o CAR também possibilita um melhor planejamento econômico e ambiental do uso e ocupação do imóvel rural, entre outros benefícios”. 
O presidente da CNA, João Martins, enfatizou a importância do CAR como maior banco de dados ambiental do mundo que permitiu um real diagnóstico sobre o uso do solo no Brasil, além de identificar os ativos e passivos ambientais frente às obrigações do Código Florestal.
AnalisaCAR
Com tecnologias de sensoriamento remoto, o AnalisaCAR pode processar a análise de milhares de cadastros simultaneamente. A ferramenta permite aos estados a qualificação da base de dados do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), que já conta com mais de 6 milhões de registros.
A ferramenta foi desenvolvida pelo SFB e pela Universidade Federal de Lavras em conjunto com os estados. A análise dos dados declarados no CAR é essencial para a implantação efetiva do Código Florestal Brasileiro. A competência para implantação do Código Florestal é das unidades federativas e cabe ao SFB, como órgão coordenador da política a nível nacional, proporcionar suporte e buscar meios para dar celeridade a este processo.
Com a análise, os produtores rurais que estiverem com déficit de vegetação poderão iniciar a regularização ambiental de seus imóveis e quem tiver excedentes de vegetação poderá acessar os benefícios da conservação ambiental, como as Cotas de Reserva Ambiental e outras modalidades de Pagamentos por Serviços Ambientais.
O módulo de Análise Dinamizada fará cruzamentos automatizados que verificarão as informações geográficas declaradas pelo proprietário rural e apontarão a situação de regularidade ambiental dos imóveis em relação às áreas de preservação permanente (APP), de reserva legal (RL) e de uso restrito (AUR), e, quando for o caso, da localização de excedentes de vegetação nativa.
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, observou que a implementação efetiva do Código Florestal contribuirá para que o crescimento da produção agrícola ocorra em sinergia com a conservação ambiental. “Com o avanço do Código Florestal, mudaremos o paradigma agroambiental de nosso país. Nossa agricultura será reconhecida como exemplo de sustentabilidade, sendo um diferencial competitivo a nível internacional". 

Veja também

Fiesc participa de seminário sobre inclusão de pessoas com deficiência29/11/22   Discutir junto com empreendedores e comunidade e apresentar informações sobre inclusão de pessoas com deficiência foram objetivos do Seminário sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, que ocorreu na última semana em Pinhalzinho, na Câmara de Vereadores, e em Chapecó, na Unoesc. A iniciativa foi da......

Voltar para (Blog)