Postado em 09 de Junho de 2023 às 13h35

Projeto-piloto MEI UP conquista avaliações positivas de participantes

Iniciativa desenvolvida em Chapecó será adotada nas outras unidades do Sebrae no Brasil

Há dois anos Elenara trabalha exclusivamente com a venda de bonecos articulados.

O Programa MEI UP foi criado com o objetivo de auxiliar no crescimento sustentável e direcionado dos microempreendedores individuais (MEIs), com suporte de mentores especializados e com vivência de mercado. A iniciativa é do Sebrae/SC, da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), do Pollen Parque, da Unochapecó e da Prefeitura Municipal, através do Simplifica Chapecó. Atualmente, participam 35 microempreendedores individuais. O projeto-piloto segue até o dia 11 de julho deste ano.
A metodologia está estruturada para contemplar todas as vertentes importantes para o crescimento de uma empresa. Entre as temáticas abordadas estão: características empreendedoras, modelagem de negócio, planejamento, finanças, legislação, gestão de pessoas, marketing e vendas, posicionamento de mercado, acesso ao crédito, inovação, atendimento ao cliente, compras e estoque.
            Após nove meses de andamento do programa, a avaliação dos participantes é positiva. A empreendedora Célia Elenara Missio conta que a trajetória está sendo enriquecedora, uma vez que contribuiu para identificar as necessidades do seu negócio e planejar as estratégias de melhorias. “Cada explicação traz um direcionamento. Nós aprendemos a distinguir o problema, a forma de resolvê-lo e temos uma base de como funcionam todos os setores de uma empresa, do administrativo até a gestão de pessoas, produção e marketing”, destaca.
Elenara trabalhou como nutricionista clínica durante 10 anos. Porém, desde 2019 resolveu empreender na confecção de bonecos, que possuem todas as articulações do ser humano. Os produtos são personalizados, de acordo com a preferência do cliente. São utilizados para trabalhar com questões de representatividade, em decorações e na técnica bobath (um tratamento interdisciplinar dinâmico e funcional, baseado no desenvolvimento neuroevolutivo dos movimentos). Há dois anos a empreendedora vive exclusivamente do trabalho com os bonecos de pano.
Ao ser questionada sobre qual das metodologias trabalhadas ela já aplica no seu negócio, Elenara relata que conseguiu organizar os custos e separar valores de pessoa física e de pessoa jurídica, para que possa investir no negócio e assim ter crescimento. “O MEI UP é fundamental para quem quer alavancar sua atividade e não sabe por onde começar. Vale a pena fazer parte desse projeto e com certeza indico para outros microempreendedores individuais”, avalia.
Outra participante da formação é Mariana Caldas Batistello, proprietária da marca infantil Farofa Roupa Para Brincar. Para ela, o MEI UP tem sido um divisor de águas. “Me permite o conhecimento de muitas ferramentas interessantes para aplicar no meu negócio. Mostra que para crescer é preciso estabelecermos metas e correr atrás para realizá-las”, frisa.
            O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, destaca que atéo momento o resultado foi excepcional no que tange ao desenvolvimento dos participantes. “A avaliação é a mais positiva possível, seja na contribuição de cada um dentro do grupo, compartilhando experiências, ou associando teoria à prática do mercado”. O gerente reforça ainda que esse projeto é um piloto, pensado para a realidade de Chapecó, mas que será disseminado nas unidades do Sebrae no Brasil, para transformar mais MEIs em empresas de pequeno porte e no futuro médias empresas.
                         
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.

Para a empreendedora, o Programa MEI UP contribuiu para identificar as necessidades do seu negócio e planejar as estratégias de melhorias

 Mariana Caldas Batistello é proprietária da marca infantil Farofa Roupa Para Brincar.

Veja também

Governo do Estado apoiará pescadores artesanais com perdas materiais em acidentes04/05/21 Maior polo pesqueiro do Brasil, Santa Catarina terá linha de crédito especial de apoio aos pescadores artesanais que tiverem perdas de equipamentos e materiais devido a acidentes. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, oferecerá financiamentos sem juros e com subsídio para reforma ou aquisição de......
Xanxerê assina nesta quinta-feira o Pacto pela Inovação05/10/22 Objetivo é criar condições para que o município se transforme em um polo de referência em inovação, atração de investimentos e empreendedorismo...

Voltar para (Blog)