Postado em 07 de Janeiro de 2021 às 16h59

Projeto incentiva a leitura em Santa Catarina

Dia do Leitor, nesta quinta-feira (7), reforça a troca colaborativa e gratuita de livros nas lojas do Fort Atacadista

Em tempos de isolamento social, o hábito da leitura pode ser uma boa alternativa para entreter, tirar o foco da pandemia e, claro, absorver novos conhecimentos. Os apaixonados pela literatura contam, inclusive, com uma data comemorativa no calendário nacional: nesta quinta-feira (7) é comemorado o Dia do Leitor.
A boa notícia é que a pandemia mudou a rotina no mundo inteiro e a leitura ganhou força nos lares brasileiros. De acordo com dados divulgados pelo Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2020, a comercialização de livros e e-books aumentou: a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil registrou aumento de 50% de vendas, em comparação ao levantamento de 2019.
Para quem não tem acesso ou recursos financeiros para aproveitar e viajar nas aventuras de um bom livro, uma boa dica é aproveitar projetos que incentivam a leitura compartilhada. Em Santa Catarina, o projeto “Leitura Fort”, em vigor em todas as lojas da rede Fort Atacadista, incentiva o prazer pela leitura por meio da doação de livros.
“É um espaço colaborativo, para as pessoas encontrarem livros do seu interesse, levarem para casa e depois devolverem ou contribuírem com doações de outras obras. Na época que vivemos, em que as pessoas estão mais em casa, o hábito de leitura pode ajudar a enfrentar tantas adversidades”, explica o gerente regional de marketing do Fort Atacadista Leandro Hommerding.
O “Leitura Fort” funciona por meio de uma casinha de madeira instalada logo na entrada das lojas do Fort, com o intuito de funcionar como uma biblioteca livre. A iniciativa tem como inspiração a “Casinha da Cultura”, projeto que nasceu em Chapecó, no oeste catarinense, pelas mãos da apaixonada por literatura Maria Cristina Breda Canal e, seu marido, o marceneiro Irno Merlo.
O público em geral pode participar da iniciativa em qualquer uma das lojas da rede – são 31 unidades no Estado. Para garantir o bem-estar de todos, todos os livros doados e depositados nas casinhas são higienizados.



 
 

Veja também

Lançado Programa Agro Fraterno em Anita Garibaldi17/08/21 O município de Anita Garibaldi, na serra catarinense, recebeu do Programa Agro Fraterno 820 cestas básicas, de 15 kg cada, para doar às famílias rurais que passam dificuldades em função da pandemia da COVID-19. A ação foi lançada nesta terça-feira (17) pelo Sistema FAESC/SENAR-SC (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e......

Voltar para (Blog)