Postado em 07 de Junho de 2023 às 13h57

Programa Saúde do Homem Rural atendeu mais de 170 pessoas em Salete

Evento visou promover a saúde do homem do Campo, no município de Salete.

O Programa Saúde do Homem Rural, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais, teve sua primeira edição de 2023, na última semana, em Santa Catarina. A ação ocorreu no município de Salete, no Vale do Itajaí, e oportunizou atender 178 homens do campo. O objetivo foi promover a prevenção de doenças, proporcionando melhores condições de vida.
O evento contou com a presença da prefeita Solange Bitencourt Schlichting, do vice-prefeito José Tadeu Tenfen, da secretária da saúde do município, Nelci Adami Kuhlkamp, do presidente do Sindicato Rural de Santa Terezinha, Nelson Felippi, do supervisor regional do Senar/SC, Ricardo Costa, dos médicos urologistas Domingos Savio Uliano Bertoldi e Dilor Giani Junior, entre outras lideranças e parceiros.
A programação, realizada gratuitamente, contou com palestras, exames de sangue, toque e testes rápidos para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). De acordo com Ricardo Costa, o evento cumpriu com seu propósito de promover a educação por meio da informação, com palestras sobre a prevenção do câncer de próstata e câncer de pênis. “Também tivemos informações sobre educação alimentar, uso correto e armazenamento de medicamentos em casa. Além dos exames e testes rápidos, tivemos ainda uma conversa sobre as ações/ trabalhos do Senar no município e região. Foi um sucesso!”.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta a importância da ação ao comentar que a adoção de hábitos saudáveis contribui para reduzir as chances de desenvolvimento de vários problemas de saúde, dentre eles, o câncer – considerado um dos mais graves e que preocupa pela alta incidência.
De acordo com a publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.
Em homens, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, totalizando 72 mil casos novos estimados a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Nas regiões de maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), os tumores malignos de cólon e reto ocupam a segunda ou a terceira posição, sendo que, nas de menor IDH, o câncer de estômago é o segundo ou o terceiro mais frequente entre a população masculina.
PROGRAMAS COM FOCO PARA A SAÚDE
Todos os anos são realizados os Programas Saúde do Homem Rural e Saúde da Mulher Rural com palestras, orientações e serviços gratuitos. O presidente Pedrozo destaca que o objetivo é contribuir para elevar a qualidade de vida da população do campo com incentivo à prevenção, ao diagnóstico precoce e à adoção de hábitos saudáveis no dia a dia.  
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, completa que as ações são muito bem-recebidas tanto pelos homens quanto pelas mulheres e o impacto vem sendo extremamente positivo. “Sabemos que, mesmo com o empenho dos Poderes Públicos, as condições de acesso aos serviços de saúde são mais limitadas no meio rural e, por isso, concentramos esforços e buscamos parcerias para concretizar as ações voltadas à saúde da melhor maneira possível”.  

 

Objetivo foi promover a prevenção de doenças, proporcionando melhores condições de vida.

Programação contou com palestras e orientações.

Evento contou foi um sucesso.

Lideranças destacaram a importância da ação.

Veja também

Voltar para (Blog)