Postado em 15 de Dezembro de 2021 às 17h20

Programa Novos Caminhos encerra ano com oficinas sobre nutrição

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Profissionais dos serviços de acolhimento de Chapecó e Xanxerê participaram de oficina sobre nutrição e alimentação saudável. A iniciativa foi do Programa Novos Caminhos – iniciativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). A oficina estava prevista para 2020, mas que teve que ser adiada em função da pandemia.
A assistente social do Fórum e interlocutora regional do TJ do Programa Novos Caminhos, Iolete de Jesus, explicou que o treinamento teve a intenção de qualificar e preparar os profissionais dos programas de acolhimento para atender com qualidade as crianças e adolescentes no preparo da alimentação. “O objetivo da oficina é que os profissionais que participaram repliquem os conhecimentos, sempre visando a qualidade no atendimento”, frisou.
A oficina foi ministrada pela nutricionista do SESI, Márcia Donin, que a dividiu em duas partes. A primeira foi teórica, na qual explanou sobre contaminação de alimentos, boas práticas no manuseio, cuidados de higiene e com as embalagens e controle de temperatura. A segunda parte foi prática, com preparação de receitas de pão com reaproveitamento de alimentos, bolo de banana com aproveitamento integral da fruta, carne com legumes e usando parte da casca da melancia, suco de couve com maracujá usando talho e folhas e pão de queijo feito com mandioca.
“A intenção foi mostrar que é possível utilizar legumes e frutas integralmente. Diariamente se descartam muitos alimentos que podem ser aproveitados e que são fontes riquíssimas de nutrientes. Com isso, também conseguimos introduzir alimentos saudáveis e nutritivos para crianças e adolescentes que geralmente não comeriam”, enfatizou Márcia.
Na oficina de Chapecó foram atendidos programas de acolhimento do município, de Coronel Freitas e de Quilombo. Em Xanxerê foram atendidos também profissionais de Xaxim. Em 2022 se pretende dar continuidade, abrangendo outros municípios. A região oeste atende, por meio do Novos Caminhos, 61 municípios, com 15 comarcas e 45 programas de acolhimento.
O Programa Novos Caminhos também reuniu, nesta semana, profissionais dos serviços de acolhimento para fazer o encerramento do ano, sendo repassadas informações sobre os trabalhos do ano e as perspectivas para 2022.
PROGRAMA NOVOS CAMINHOS
O Programa Novos Caminhos iniciou em 2013. A finalidade é desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade. Entre as ações constam cursos profissionalizantes, capacitação socioemocional e encaminhamento para estágio e emprego. Nesses oito anos, foram realizados mais de 3,5 mil atendimentos a cerca de 2,5 mil jovens e adolescentes em todo o Estado.
O programa é fruto de parceria entre a FIESC, o TJSC e a AMC. Posteriormente, aderiram à iniciativa a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).
Para saber mais das ações do Programa acesse: https://novoscaminhos-sc.com.br/.
 

Veja também

Santa Catarina parabeniza as novas áreas livres de febre aftosa sem vacinação no Brasil01/06/21   O Brasil possui mais seis estados reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação. Santa Catarina, pioneiro nesse processo e já certificado há 14 anos, comemora a conquista do Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso. "A......

Voltar para (Blog)