Postado em 10 de Outubro de 2022 às 18h12

Programa Novos Caminhos: crianças e adolescentes têm sábado diferente no jogo da Chapecoense

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Um dia diferente e cheio de emoções. Assim foi o sábado de cerca de 80 crianças e adolescentes do Programa Novos Caminhos, que acompanharam o jogo da Chapecoense, na Arena Condá. Estiveram presentes casas de acolhimento de Chapecó, Xanxerê, Xaxim, Abelardo Luz, Nova Itaberaba, Campo Erê, Coronel Freitas, São Carlos, Ponte Serrada e São Domingos. Além de assistir ao jogo, puderam fazer fotos com o Mascote da Chapecoense e receberam lanche e doces. A programação fez parte das comemorações dos nove anos do programa e levar os jovens ao jogo foi uma maneira de presenteá-los.
O Novos Caminhos tem a finalidade de desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade. O programa iniciou há nove anos, fruto de parceria entre a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e tem o apoio de outras entidades.
De acordo com a assistente social do Fórum e interlocutora regional do Tribunal de Justiça do Programa Novos Caminhos, Iolete de Jesus, a participação das crianças e adolescentes no jogo da Chapecoense foi um espetáculo. “O olhar, a emoção das crianças em abraçar o Mascote foi lindo! No fim do evento, três adolescentes perguntaram quais as chances de terem outros eventos com a Chapecoense, pois imaginavam que deveria ser ‘uma em mil’. Os dois sonham em ser jogador de futebol e a ambos treinam, mas pararam para trabalhar. Perguntaram se podíamos ajudá-los a buscar esse sonho. Com a certeza fizemos o nosso possível e quem ganhou foi a comunidade e os adolescentes com sonhos de uma vida melhor. Foi um dia que ficará na memória das nossas crianças e adolescentes”.
A adolescente J.N. relatou que gostou da atividade. “Nunca tinha assistido um jogo. Achei bem legal a torcida, que é bem animada”, contou. Para A.R.S., a torcida também foi o que mais chamou atenção. “Gostei de ver o jogo, a maneira como jogam. Foi bem legal, saímos da rotina”, disse. R.N.F. também se divertiu. “Gosto muito de futebol, jogo desde os 8 anos e foi bem legal conhecer o estádio e assistir ao jogo”, relatou.
O vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, ressaltou que o Novos Caminhos foi um divisor de águas. “As instituições parceiras proporcionam amparo social, afetivo e colocam a educação como um fator importante de mudança, além de proporcionar momentos de lazer e recreação. O programa se apresenta como uma possibilidade concreta desses jovens vencerem na vida. Temos orgulho de participar dessa atividade e contribuir para proporcionar um futuro melhor para essas crianças e adolescentes”.
Para a coordenadora do Novos Passos, de Coronel Freitas, Glaucia Smaniotto, a ação foi muito positiva. “É uma atividade diferente para essas crianças e adolescentes e faz com que eles se sintam inclusos na sociedade. Além disso, eles puderam conhecer um pouco do futebol brasileiro”, frisou. O Novos Passos atende, atualmente, 11 crianças e adolescentes de Coronel Freitas, Nova Itaberaba, São Domingos e Sul Brasil.
O presidente do Conselho Deliberativo da Chapecoense, Gelson Dalla Costa, destacou a importância da iniciativa. “Nós, que há tanto tempo vivemos a Chapecoense, sabemos o poder que o clube tem de inspirar histórias de superação – muito por conta da trajetória de luta e resiliência do clube. Ao proporcionarmos aos jovens do Programa Novos Caminhos a experiência de assistir à uma partida, permitimos que eles vivessem toda a emoção que o futebol é capaz de proporcionar, sempre com uma lição de esperança e da importância de acreditar. Ficamos felizes e honrados pela oportunidade de contribuir com a ação e temos certeza que esse dia ficará marcado na memória de todos que participaram”.
Foram parceiros da ação a Associação Chapecoense de Futebol, a Apti Alimentos, a Nutrata, a Padaria Dona’na, a Agrado com Mimo, a Alcaplas, o Sindicato das Indústrias de Alimentação do Oeste Catarinense (Sindialimentos) e o Sindicato da Indústria do Material Plástico do Oeste Catarinense (Sindiplasc).
O JOGO
A Chapecoense entrou em campo na manhã de sábado (08), na Arena Condá, para enfrentar o Operário em jogo válido pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No duelo contra a equipe paranaense, a Chapecoense abriu o placar com Perotti aos 40 minutos da primeira etapa, mas levou o empate com gol de Ricardinho, que decretou o placar final do confronto. 
Nove anos do programa
Transformar a realidade de crianças e adolescentes em situação de acolhimento para que conquistem uma vida digna e autônoma. Esse é o objetivo do Programa Novos Caminhos, criado em 2013 e que, até este ano, atendeu 789 crianças e 4.017 adolescentes. Durante esse período, foram feitas 11.919 matrículas em educação profissional e 911 jovens foram encaminhados ao mercado de trabalho, seja por meio da aprendizagem, do estágio ou do emprego efetivo.
Ao longo dos nove anos do programa, aderiram à iniciativa a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), por meio do Serviço Social do Comércio (SESC). 
 
 

 

Veja também

Palestra aborda benefícios tarifários em operações internacionais08/11/22             Como obter benefícios tarifários e mitigar os riscos nas operações internacionais. Esse foi o tema abordado nesta semana, no workshop com café da manhã “Entenda como obter benefícios tarifários e mitigar os riscos nas suas operações internacionais!”, promovido pela......
Chapecó lançará novo serviço para auxiliar o setor empresarial29/07/21 A Administração Municipal de Chapecó lançará, no dia 12 de agosto, um novo serviço de apoio ao setor empresarial e também de quem deseja empreender – o Simplifica Chapecó. A estrutura localizada na......

Voltar para (Blog)