Postado em 06 de Agosto de 2021 às 14h32

Programa Jovem Aprendiz Cotista inicia nova turma em Fraiburgo

Vinte e seis aprendizes de 12 empresas rurais de Fraiburgo (SC) e região iniciaram, nessa segunda-feira (2), o curso de Aprendizagem Rural - Auxiliar Administrativo e Financeiro do Programa Jovem Aprendiz Cotista. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), em parceria com o Sindicato Rural de Fraiburgo, e visa promover a formação técnico-profissional para auxiliares administrativos e financeiros.  
A técnica de atividades em formação profissional do SENAR/SC, Nayana Setubal Bittencourt, explica que o programa é destinado a jovens de 14 a 24 anos e tem por objetivo capacitar para o ingresso no mercado de trabalho. Segundo ela, para garantir que o adolescente cumpra os três pilares do processo de aprendizagem – escola, trabalho e formação profissional – as atividades diárias são limitadas a quatro horas e a carga horária semanal é definida com as empresas empregadoras, conforme calendário do curso.
As atividades, realizadas no período matutino, seguem até dezembro de 2022 e contemplam o núcleo básico (264 horas) e o núcleo específico e prática profissional (696 horas). As atividades do núcleo básico abordam assuntos como: integração no trabalho; informática básica; gestão corporativa; comunicação oral e escrita; cidadania; matemática aplicada; segurança, saúde e higiene. Já o outro núcleo contempla os seguintes temas: informática avançada; operações comerciais e financeiras; atendimento ao cliente; noções de administração pessoal; matemática financeira e estatística; princípios da gestão de qualidade; além de contabilidade básica.
O presidente do Sindicato Rural de Fraiburgo, Alceu Baldissera, destaca que a entidade sindical é sempre parceira do SENAR/SC na realização do Programa Jovem Aprendiz Cotista por entender o quanto é importante incentivar o ingresso dos jovens no mercado e trabalho e também para contribuir com as empresas que buscam selecionar novos aprendizes. “Além de preparar o jovem para conquistar um vínculo empregatício, a iniciativa é fundamental para as empresas desenvolverem novos profissionais para a equipe”. 
O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, lembra que o Programa iniciou em 2006 e já formou centenas de jovens aprendizes. “Além de qualificar para o exercício de uma atividade profissional, o programa representa uma excelente oportunidade para que o jovem dê o primeiro passo no mercado de trabalho. Os inúmeros relatos que ouvimos nos mostram o quanto o programa tem sido importante como primeira experiência corporativa”.
O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC e do Conselho Administrativo do SENAR/SC, José Zeferino Pedrozo, enfatiza que além de preparar jovens para o mercado, o programa contribui para a formação de cidadãos comprometidos com a comunidade rural, o que contribui para o fortalecimento do campo. “A iniciativa também representa uma oportunidade para que as empresas desenvolvam profissionais conforme seu perfil”.
As empresas que quiserem aderir ao Programa podem entrar em contato com o Sindicato Rural de Fraiburgo pelo telefone (49) 3246-1466 que ainda é possível fazer a adesão. 

Veja também

Voltar para (Blog)